O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: José Dias/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, falou em “problemas” na apuração dos votos no primeiro turno das eleições. A declaração foi feita em uma live transmitida nesta quarta-feira (5) nas redes sociais. Bolsonaro ficou em segundo lugar e vai disputar a próxima etapa do pleito com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mandatário questionou a apuração sem apresentar provas.

Bolsonaro ainda comparou o andamento da apuração com a disputa entre a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014. “Tivemos apurações, alguns problemas apareceram, passei para frente esse problemas. Até o gráfico da evolução que foi feito aqui, levando-se em conta cada porcentual de voto que era computado, criou uma figura geográfica uniforme, bem típica de algoritmos, muito parecida com aquela do segundo turno de 2014″, disse o presidente.

“O Aécio Neves conseguiu maioria e aí ela foi numa paralela até o final. Cada vez que entrava um minuto de voto dava ora vitória de Aécio, ora vitória de Dilma. E assim foi, paralelo, até o final, e foi decidido o segundo turno em 2014. Agora, parece que se tivesse mais cinco minutos aqui, mais 5%, o nosso oponente teria conseguido a eleição no primeiro turno”, continuou.

Várias das alegações feitas anteriormente pelo presidente Bolsonaro contra as urnas eletrônicas já foram rebatidas pelo TSE em outras ocasiões e também pelos próprios magistrados da Corte. O Tribunal de Contas da União (TCU) informou nesta quarta-feira (5) que a auditoria em 560 urnas eletrônicas feita pela Corte não encontrou “nenhuma inconsistência de dado incorreto". O TCU analisou os boletins de urnas, uma espécie de extrato, emitido por cada equipamento após a votação do primeiro turno.