• Carregando...
Caminhão Volvo elétrico será testado em áreas urbanas
Caminhão Volvo elétrico será testado em áreas urbanas| Foto: Rodolfo Buhrer / La Image / Volvo/Divulgação

Caminhões pesados elétricos da Volvo vão trafegar pelo país em regime experimental a partir deste ano. A iniciativa faz parte de um estudo inédito no Brasil, em conjunto com o Ministério dos Transportes, para descarbonização de veículos comerciais em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias.

Serão 10 caminhões e a fase de testes deve durar de dez meses a um ano, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que conduzirá o estudo.

O objetivo é avaliar a operação por completo, incluindo como ficam as vias e pavimentos com a circulação e peso desses caminhões, e também definir uma regulamentação de peso por eixo de forma segura e eficiente.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a Senatran vai autorizar o acréscimo de duas toneladas na capacidade de carga do eixo dianteiro, o que dá capacidade de carga útil similar a de modelos com motor a diesel aos caminhões elétricos.

As análises preliminares mostram resultados como alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração e conforto para o motorista, segundo o grupo de estudos.

O Ministério dos Transportes e a Volvo oficializaram a parceria na semana passada, em Brasília. As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística serão as primeiras a usar os caminhões pesados 100% elétricos da Volvo no Brasil. Além delas, há outras empresas, instituições governamentais e entidades acadêmicas envolvidas do projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]