• Carregando...
Unilever vai compartilhar 12 patentes de reformulação com a indústria de sorvetes. As “receitas” permitem armazenar o produto em -12º C, em vez de -18º C.
Unilever vai compartilhar 12 patentes de reformulação com a indústria de sorvetes. As “receitas” permitem armazenar o produto em -12º C, em vez de -18º C.| Foto: Divulgação/Unilever

A Unilever anunciou que concederá uma licença gratuita e não exclusiva à indústria de sorvetes para 12 patentes de reformulação para melhorar a eficiência energética dos freezers. Espera-se que, ao partilhar estas patentes, outros fabricantes possam reformular seus produtos para permanecerem estáveis a -12°C em vez do padrão atual da indústria, de -18°C.

Esta é uma forma de reduzir o consumo de energia sem prejudicar a qualidade do sorvete, além de tornar a operação de armazenamento nos freezers mais barata. A reformulação é voltada para os sorvetes de “última milha”, ou seja, aqueles que são vendidos ao consumidor final.

No ano passado, a Unilever fez e teve sucesso em dois pilotos na Alemanha: conseguiu uma redução em torno de 25% por freezer na temperatura mais alta de -12°C.

“Ao conceder uma licença gratuita e não exclusiva a estas 12 patentes de reformulação, esperamos que os nossos pares e parceiros de todo o setor dos gelados beneficiem e trabalhem para combater as emissões em toda a indústria. Acreditamos que, através da colaboração, podemos reduzir o impacto da cadeia de frio no ambiente, ao mesmo tempo que continuamos a fornecer gelados de excelente qualidade que os nossos consumidores adoram”, disse Andy Sztehlo, diretor de P&D de sorvetes da Unilever.

Segundo a empresa, as emissões dos congeladores de sorvete no varejo representam 10% da pegada de gases de efeito estufa da cadeia de valor da Unilever.

De acordo com o site internacional da companhia, os parceiros da indústria podem entrar em contato com IceCream.Reformulations@unilever.com para receber mais informações sobre como obter uma licença. A Unilever no Brasil disse que não comenta iniciativas globais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]