• Carregando...
 | Julio Filho/Gazeta do Povo
| Foto: Julio Filho/Gazeta do Povo

Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, palco de @atleticoparanaense e Universidad Católica nesta quarta.

Uma publicação compartilhada por Gazeta do Povo Esportiva (@gpesportiva) em

É subindo as ladeiras de um pacato bairro repleto de casarões e condomínios fechados de classe alta que se chega ao San Carlos de Apoquindo, na comuna de Los Condes, região nordeste de Santiago, capital do Chile.

TABELA: veja classificação e jogos da Libertadores

Cercado pelas Cordilheiras dos Andes, o acanhado estádio com capacidade para 14 mil torcedores sentados será o palco da partida mais importante do Atlético no ano até o momento, decidindo seu futuro na Libertadores, na quarta-feira (17), às 21h45, diante do Universidad Católica, proprietário da praça esportiva.

Atlético e Católica duelam para manter viva a obsessão pela Libertadores

Leia a matéria completa

Nele, os donos da casa ostentam cinco vitórias em suas cinco últimas partidas pelo Campeonato Chileno. Pela Libertadores, acumulam um triunfo, sobre o Flamengo, e um empate, contra o San Lorenzo-ARG. O panorama é de recente invencibilidade. O último revés foi em fevereiro (2 x 3) contra o Unión Española.

No campeonato chileno, são 15 partidas como mandante, 10 triunfos, três empates e apenas duas derrotas.

Nômade

Fundada oficialmente em 1927, a Católica teve três casas diferentes, antes de se assentar no San Carlos, finalmente, em 1988.

Mais do que um estádio de futebol, a construção emerge como a mais imponente em meio ao complexo poliesportivo Raimundo Tupper: quadras de tênis, hockey, três campos de futebol auxiliares, ginásio, além da Casa Cruzada, residência dos garotos das categorias de base da equipe chilena.

Em 2015, o clube reduziu o estádio de 20 mil para 14 mil espectadores, instalando cadeiras nas arquibancadas, com o intuito de torná-lo mais amigável.

Julio Filho/Gazeta do Povo

Los Cruzados

Como revela o próprio nome, a Universidad Católica tem história entrelaçada à religião.

Assim o então Arcebispo de Santiago, Crescente Errázuriz, explicou o escudo do recém-fundado clube, em 1927: o branco de fundo como símbolo da verdade e da moral imaculadas; a cruz relembrando Jesus Cristo; o azul vindo do céu de onde Deus habita; e o vermelho do sangue redentor de Jesus.

Já o apelido do clube e nome carregado até hoje por sua principal torcida organizada, Los Cruzados, também deriva de origens religiosas: a cruz azul que enfeita o escudo do time foi inspirada nos uniformes dos guerreiros das Cruzadas, movimento da Igreja Católica entre os séculos XI e XIII.

ulio Filho
/
Gazeta do Povo

Barra Brava

Apesar do histórico religioso, a barra brava – nome designado às torcidas organizadas no restante da América do Sul – Los Cruzados guarda histórico de episódios de violência, seja entre seus próprios membros, seja com torcidas rivais e até mesmo com a polícia, como correu em 2012, no próprio San Carlos de Apoquindo: cenas de guerra entre torcedores e forças policiais, além de depredação do próprio estádio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]