• Carregando...
Federico Addiechi, chefe do Departamento de Responsabilidade Social e Coorporativa da Fifa, em evento no Parque Barigui | Marcelo Andrade / Gazeta do Povo
Federico Addiechi, chefe do Departamento de Responsabilidade Social e Coorporativa da Fifa, em evento no Parque Barigui| Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo

Curitiba recebeu na manhã desta quinta-feira (15) a 1ª Oficina do Programa de Treinamento em Sustentabilidade de Estádios. Trata-se do início de uma série de eventos de preparação para a Copa do Mundo de 2014 que serão promovidos pela Fifa no país. O encontro ocorreu no Parque Barigui e prossegue nesta sexta-feira com o segundo e último dia de palestras.

O treinamento é oferecido aos operadores das praças esportivas e tem como objetivo repassar informações e ferramentas para a manutenção e gerenciamento auto-sustentáveis. "A preocupação da Fifa é procurar um balanço entre os fatores econômicos, sociais e ambientais", resume Federico Addiechi, chefe do Departamento de Responsabilidade Social Corporativa da entidade.

O reforço no conceito de sustentabilidade dos estádios brasileiros partiu do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a exigência de uma certificação no tema para a concessão de empréstimos para as obras do Mundial. "Foi um ponto importante que virou legado. A Fifa vai exigir isso sempre a partir de agora", diz Ricardo Trade, CEO do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo no Brasil.

Na Arena, estádio do Atlético escolhido para receber as partidas do evento em Curitiba, há um programa de reaproveitamento da água. Existia também a possibilidade da utilização de energia solar, através de um convênio com a Copel, que, por enquanto, não foi levado à frente. "O estádio está sendo preparado para receber a energia solar, temos esperança de que isso ainda possa acontecer", afirma Reginaldo Cordeiro, secretário municipal da Copa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]