• Carregando...
Torcedores da Costa Rica e o registro da histórica vitória: Castelazo. | Leonardo Mendes Júnior/ Gazeta do Povo
Torcedores da Costa Rica e o registro da histórica vitória: Castelazo.| Foto: Leonardo Mendes Júnior/ Gazeta do Povo

O mar celeste que invadiu Fortaleza no sábado sumiu. E a capital cearense amanheceu, neste domingo (15), com poucos, porém orgulhosos torcedores vestindo vermelho, azul e branco circulando pelas calçadas da Avenida Beira-Mar. A histórica vitória da Costa Rica sobre o Uruguai por 3 a 1 promoveu a primeira grande zebra da Copa do Mundo de 2014 e deu início a uma festa que foi de San José, capital do país caribenho, até a Praia de Iracema.

"Onde estão os uruguaios? Ontem estavam por todo o canto. Hoje não os vejo", provocava o torcedor Jason Hernández. "Os uruguaios dormiram cedo e ainda não acordaram. Ou se acordaram, tiraram a camisa", emendou Adrián García.

Os dois e mais três amigos vieram da Costa Rica para acompanhar a Copa. Esperavam uma campanha digna, jamais uma vitória logo na estreia sobre os bicampeões mundiais. Para guardar o momento inesquecível, compraram todos os jornais locais. Olhavam com carinho especial para uma manchete que dizia: "Castelazo – Fortaleza exorciza o Fantasma de 1950".

Os 10 mil uruguaios que tomaram Fortaleza realmente não deram as caras na Beira-Mar neste domingo. Era preciso andar vários e vários metros para encontrar uma camisa celeste. As da Costa Rica, porém, se multiplicaram. Bastava avistar uma no calçadão para um brasileiro de carro buzinar, esticar a cabeça além da janela e gritar "Ticos" ou "Costa Rica".

O apoio do público cearense cativou os jogadores na Costa Rica. No estádio, torcedores do também tricolor Fortaleza se misturaram naturalmente a os fãs dos Ticos. No fim da partida, todos os não uruguaios estavam ao lado da surpresa caribenha.

Um membro da delegação da Costa Rica disse que o apoio dos brasileiros surpreendeu os jogadores. A festa dos Ticos teve convidados especiais. Conforme combinado antes da Copa com o técnico Jorge Luis Pinto, eles receberam esposas, filhos e namoradas no hotel. Um encontro com hora para acabar.

Na manhã deste domingo, o time foi logo cedo treinar em Fortaleza mesmo. Terá de trocar de hotel porque o México antecipou a chegada à cidade e, antes do anoitecer, desocupa a concentração no Ceará e volta para Santos. Na sexta-feira (20) os Ticos defendem a liderança do Grupo D contra a Itália, às 13 horas, na Arena Pernambuco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]