• Carregando...
Heber tropeça em Messi durante a final: personagens do jogo | DON EMMERT/AFP
Heber tropeça em Messi durante a final: personagens do jogo| Foto: DON EMMERT/AFP

Árbitro da partida que marcou o adeus de Lionel Messi da seleção argentina, o paranaense Heber Roberto Lopes, 43 anos, não passou impune ao jogo.

O mediador da partida final da Copa América Centenário, neste domingo (26), entre Argentina e Chile, o londrinense desagradou os dois lados. E foi salvo pelo inesperado desfecho do jogo, com o anúncio do camisa 10 de abandonar jogos internacionais pela seleção.

Heber expulsa o chileno Marcelo Díaz: primeiro erro.NICHOLAS KAMM/AFP

A atuação de Heber foi destaque na imprensa americana e foi um dos grandes temas do Twitter durante o jogo em Nova Jersey. Motivo: duas polêmicas expulsões ainda no primeiro tempo, um jogador de cada time.

No intervalo do jogo, o nome do juiz aparecia em quarto lugar entre os assuntos mais comentados no Twitter no Brasil.

A primeira polêmica aconteceu aos 27min do 1º tempo, quando Messi partiu para o drible na intermediária, trombou com Marcelo Díaz e caiu. O juiz mostrou o segundo cartão amarelo para o chileno e o expulsou.

Marcos Rojo recbe o vermelho do árbitro: segundo erro.DON EMMERT/AFP

Depois, aos 41min, Marcos Rojo deu um carrinho em Arturo Vidal e foi expulso diretamente por Heber Roberto Lopes.

Embora seja nascido no Paraná, Heber representa a federação de Santa Catarina. No futebol local ficou famoso pela rejeição adquirida junto à torcida do Atlético, com várias tentativas de veto ao seu trabalho por parte da diretoria rubro- negra.

No ano passado, a diretoria do Furacão chegou a pedir à CBF para que o tirasse da escala da partida com o Goiás, pelo Brasileiro, devido ao histórico dele com o clube. A CBF não aceitou o pedido.

Em 2013, o Atlético chegou a pedir árbitro de fora do estado para final do Estadual com o Coritiba. Na ocasião, o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação, ciente da polêmica, ironizou os rubro-negros. “Já que querem árbitro de fora, pede para Santa Catarina mandar o Heber”, citou Afonso Victor de Oliveira.

A bronca é antiba. Em 2011, os atleticanos também tentaram vetar Lopes de um Atletiba pelo Nacional, em carta do então presidente Macos Malucelli à CBF. O mesmo ocorreu em 2008, na final com o Coritiba, pelo Paranaense, com solicitação de mudança do árbitro encaminhado à FPF>

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]