• Carregando...
Atlético será a primeira equipe que o espanhol Miguel Ángel Portugal a comandar no Brasil | Divulgação Bolívar
Atlético será a primeira equipe que o espanhol Miguel Ángel Portugal a comandar no Brasil| Foto: Divulgação Bolívar

Com o anúncio oficial do espanhol Miguel Ángel Portugal como novo treinador do Atlético, feito na manhã desta quarta-feira, o comandante rubro-negro terá a partir de agora uma série de desafios a superar e ter um bom desempenho no Furacão. A Gazeta do Povo selecionou cinco:

Desafios

Histórico recente ruim de gringos

Nos últimos 20 anos, outros dois técnicos estrangeiros passaram pelo clube: o uruguaio Juan Ramon Carrasco, em 2012, e o alemão Lothar Matthäus, em 2006. O primeiro foi vice-campeão estadual e acabou demitido após quatro partidas na Série B. O segundo, depois de oito jogos, teve problemas extracampo e pediu para sair. Porém eles não foram os únicos estrangeiros a comandar o Atlético na história. Entre 1952 e 1954 e em 1963 o uruguaio Felix Magno também passou pela Baixada, assim como o paraguaio Carbô em 1943.

Reformulação do elenco

O novo treinador terá que lidar com a reformulação do elenco atleticano que chegou ao vice-campeonato da Copa do Brasil e ao terceiro lugar do Brasileiro no ano passado. Jogadores importantes já não fazem mais parte do grupo rubro-negro, como os meias Éverton (Flamengo) e Paulo Baier (Criciúma). Outros ainda podem sair, como o lateral-direito Léo, que interessa ao Flamengo. Além disso, como o Furacão confirmou apenas um reforço para 2014, o volante Paulinho Dias, provavelmente o novo técnico participará ativamente na escolha das outras contratações.

Pré-temporada menor

Outro desafio que o novo comandante rubro-negro terá é a ausência de uma longa pré-temporada, um dos motivos do sucesso atleticano em 2013. No ano passado o Furacão colocou o time sub-23 para jogar o Estadual e ficou durante 90 dias se preparando para a Copa do Brasil e o Brasileiro. Na próxima temporada, apesar de novamente jogar o Paranaense com as jovens revelações, o técnico terá apenas 21 dias para preparar o time antes da estreia na pré-Libertadores, no dia 29, contra o Sporting Cristal, do Peru.

Adaptação

Como se não bastasse todos os problemas de um início de trabalho em uma equipe nova, o treinador atleticano ainda terá que superar a adaptação a um novo país. A língua portuguesa e o estilo do futebol brasileiro podem ser os maiores empecilhos, em um processo que precisa ser rápido por causa da estreia no final de janeiro na Libertadores. Como técnico, Portugal passou por clubes espanhóis (Arandina, Real Madrid B, Toledo, Córdoba e Racing de Santander) e um boliviano (Bolívar). -Desconfiança da torcida

O novo treinador chega após um bom trabalho de Vagner Mancini, que contribuiu para tirar o Atlético da zona do rebaixamento no Brasileiro e ainda conseguir uma vaga no principal torneio do continente, ganhando assim a admiração da torcida, que viu com desconfiança a mudança no comando técnico. Sem ser conhecido no Brasil, Portugal precisará ganhar os torcedores com bons resultados em campo. Não custa lembrar que quando o próprio Mancini chegou no Atlético no ano passado, boa parte dos torcedores também desconfiaram do treinador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]