• Carregando...
 | PATRIK STOLLARZ/AFP
| Foto: PATRIK STOLLARZ/AFP

Uma explosão próxima ao ônibus do Borussia Dortmund nesta terça-feira (11) adiou o jogo diante do Monaco pela Liga dos Campeões. A delegação do clube alemão ia rumo ao Signal Iduna Park para o confronto que seria realizado nesta tarde (horário de Brasília), pelas quartas de final do torneio, mas o incidente fez os dirigentes da Uefa suspenderem o confronto.

Cerca de 45 minutos antes do horário marcado para o início da partida, o Dortmund e a polícia alemã anunciaram que uma explosão havia acontecido perto do ônibus do clube. De acordo com as primeiras informações, o veículo estava a caminho do Signal Iduna Park, a cerca de 10 quilômetros do estádio.

Barcelona leva 3 a 0 da Juventus e depende de novo milagre na Champions

Leia a matéria completa

A polícia também confirmou que uma pessoa ficou ferida, e imediatamente, o Dortmund anunciou que os jogadores estavam a salvo. No entanto, minutos depois confirmou que o zagueiro Marc Bartra ficou ferido e está no hospital. “Rápida recuperação”, desejou em postagem no Twitter.

As primeiras investigações ainda estão em andamento e o Dortmund pediu que as pessoas não divulguem notícias não confirmadas. A própria polícia reforçou o pedido e, momentos depois, informou que foram realizadas três explosões próximas ao ônibus, e não apenas uma.

Em relação aos torcedores que já estavam no estádio, o clube alemão pediu calma na saída e agradeceu a torcida do Monaco pelos gritos de “Dortmund! Dortmund!”, em apoio neste momento assustador. A polícia, por sua vez, garantiu que não havia “qualquer evidência de ameaça aos presentes” no Signal Iduna Park.

Enquanto o caso continua sendo investigado, a Uefa reagendou a partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, entre Dortmund e Monaco, para esta quarta, às 15h45 (horário de Brasília). Os ingressos utilizados nesta terça seguirão valendo para a entrada no estádio.

Autoridades não têm indícios de ataque terrorista

As autoridades alemãs não têm elementos que indiquem que as explosões tenham origem terrorista, segundo informações de fontes próximas ao serviço de segurança, para a agência DPA. A agência de notícias destacou que “nenhum elemento” indica essa direção. Até o momento, a investigação policial se refere unicamente a “um grave ataque com explosivos”.

“Os explosivos podem ter sido acionados em um canteiro próximo a um estacionamento”, acrescentou a polícia de Dortmund, em comunicado.

Questionado pela AFP, um porta-voz da polícia se negou a comentar as especulações da imprensa alemã, que levanta a possibilidade de o explosivo ter sido disparado a distância. Um grupo de torcedores organizados é indicado como possível responsável.

O futebol alemão sofreu com grupos de adeptos radicais, especialmente na região de Dortmund, no oeste do país, que conta com muitos clubes rivais na Bundesliga.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]