• Carregando...
Nedo Xavier estava no CSA de Alagoas e vai comandar o Paraná na Série B do Brasileirão. | Valter de Paula /Jornal Correio de Uberlândia
Nedo Xavier estava no CSA de Alagoas e vai comandar o Paraná na Série B do Brasileirão.| Foto: Valter de Paula /Jornal Correio de Uberlândia

O Paraná confirmou na sexta-feira (1º) a contratação de Nedo Xavier como o novo treinador da equipe para a disputa da Série B, que inicia dia 8 de maio. O nome do comandante segue a tendência apontada pela diretoria, de ter um perfil experiente para a árdua tarefa de reconduzir o Tricolor à elite brasileira.

Natural de Curitiba, o técnico de 62 anos foi jogador do Colorado na década de 1970 e já comandou equipes do interior paranaense no começo dos anos 2000. Agora, pela primeira vez, Nedo assume o comando de um dos grandes da cidade natal.

Antes desse desafio, o novo comandante paranista estava no CSA, eliminado na semifinal do alagoano. No ano passado, terminou em sexto lugar na Série B, a dois pontos do acesso, à frente do Boa-MG.

Nedo terá trabalho, especialmente pela profunda reforma no elenco. Na manhã de sexta-feira (1), ainda sob o comando do interino Fernando Miguel, a equipe treinou no CT Racco com seis dos sete reforços contratados até o momento na equipe titular.

Além dos zagueiros Zé Roberto e Rodrigo e dos volantes Eder e Washington, já anunciados oficialmente, o meia Rafael Costa, ex-Penapolense, e o atacante Henrique, ex-XV de Piracicaba, participaram da atividade no time considerado ideal.

Rafael Costa tem 24 anos e disputou 12 partidas como titular no Paulista desse ano pelo time de Penápolis, anotando um gol. No ano passado, o atleta defendeu o Criciúma. Já Henrique, 21 anos, foi revelado pelo Atlético-MG. Neste ano, pelo XV, disputou ao todo oito partidas no Paulista, sem ter feito nenhum gol. O clube também divulgou o acerto com o lateral-esquerdo Elbis, 23 anos, que estava no Atlético-GO.

O Tricolor iniciou o treino com Marcos; Luis Felipe, Rodrigo, Zé Roberto e Yan; Jean, Eder, Washington, Rafael Costa e Lúcio Flávio; Henrique. A formação titular indica que o clube segue em busca de reforços para as laterais e para o ataque. Na lateral direita, o zagueiro Luis Felipe treinou improvisado. Na esquerda, Yan deve ser substituído por Elbis. E, no ataque, Henrique demonstrou ser atacante de velocidade, que atua pelos lados de campo.

O Paraná estreia na Série B na sexta-feira (8), na Vila Capanema, contra o embalado Ceará, campeão da Copa do Nordeste deste ano. Os novos atletas admitem que a falta de entrosamento pode pesar no embate com o Vozão, mas confiam no poder de superação do reformulado elenco.

“São seis jogadores novos entrando no time e isso, no começo, exige bastante treinamento para entrosar. Acho que vai levar em torno de duas a três rodadas para alcançarmos o entrosamento ideal”, diz o volante Washington.

“A falta de entrosamento a gente vai compensar com muito esforço. Vai levar algumas rodadas até consolidarmos nossa identidade. Sabemos que teremos uma estreia difícil, contra uma equipe muito forte, mas estamos cientes do que temos de fazer para vencê-los”, garante o volante Eder.

Natural de Curitiba, Valdonedo da Silva Xavier tem 62 anos e pela primeira vez treina um dos três grandes de da capital paranaense.

Nedo, que foi jogador do Colorado nos anos 1970, começou a carreira de treinador nas categorias de base do Coritiba em meados da década de 1990 e foi também auxiliar técnico no alviverde antes de seguir para o Atlético-MG. No Paraná, o técnico já comandou Prudentópolis e Rio Branco, além do Malutron, que se transformou em J. Malucelli.

Segundo o site do clube, o treinador começa a trabalhar com o grupo a partir deste sábado (2), visando a largada da segunda divisão nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]