• Carregando...
Atletiba que terminou em 1 a 1 no dia 2 de setembro de 1934 foi a primeira transmissão esportiva de rádio no Paraná | Arquivo Museu do Atlético
Atletiba que terminou em 1 a 1 no dia 2 de setembro de 1934 foi a primeira transmissão esportiva de rádio no Paraná| Foto: Arquivo Museu do Atlético

O rádio do Paraná comemora 80 anos de sua primeira transmissão esportiva nesta terça-feira, 2 de setembro. O pioneirismo coube à Rádio Clube Paranaense (PRB-2), um Atletiba pelo Campeonato Estadual de 1934, narrado diretamente da Baixada, que no próximo sábado (6) completa 100 anos.

A iniciativa partiu de Aristarcho Silva e Agostinho Bernardo Veiga - o segundo é um dos fundadores do Atlético. A Companhia Força e Luz e a Companhia Telefônica ofereceram o suporte na praça esportiva do bairro Água Verde.

O clássico terminou empatado por 1 a 1 e foi narrado por Jofre Cabral e Silva, mais tarde presidente rubro-negro, e Jacinto Cunha, diretor da PRB-2, primeira rádio paranaense, criada em 1924. A dupla fez a irradiação do alto de um tablado erguido entre os eucaliptos do Joaquim Américo.

Quem não possuía um aparelho de rádio pôde ouvir a partida em alto-falantes distribuídos por Curitiba. A Praça Tiradentes, no centro da cidade, recebeu o maior contingente de curiosos pela novidade.

Filho de Jacinto Cunha, Mario Celso Cunha ressalta as dificuldades do passado. "Meu pai foi o primeiro locutor do estado, ouvi muitas histórias. Era tudo muito complexo, ainda mais no ramo esportivo. Conseguir uma linha era um milagre", diz o radialista, atualmente coordenador de eventos esportivos do governo do Paraná.

Ex-coordenador da Copa do Mundo, Cunha também fez carreira na comunicação, além da política. "Foi algo que sempre esteve na nossa família. E ter participado do início do tudo era um grande orgulho do meu pai", complementa.

Outro radialista importante do estado, Josias Lacour resolveu contar a história do ramo esportivo. No dia 30 de setembro, o atual empresário de jogadores lança o livro "80 anos de gol – a história do rádio esportivo no Paraná", com mais de 350 páginas.

A estreia paranaense ocorreu três anos após a narração do primeiro jogo no Brasil. Em 1931, a Rádio Sociedade Educadora Paulista transmitiu em São Paulo o confronto entre a seleção do estado e a do Paraná, pelo VIII Campeonato Brasileiro de Futebol.

A inauguração do rádio no país, por sua vez, ocorreu oficialmente no dia 7 de setembro de 1922, parte das comemorações do Centenário da Independência. O público ouviu o pronunciamento do presidente da República, Epitácio Pessoa, e posteriormente a ópera O Guarani, de Carlos Gomes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]