• Carregando...
Laura Paludo, de 14 anos, vai participar dos Jogos Escolares pela terceira vez. | Leila Nunes/Divulgação
Laura Paludo, de 14 anos, vai participar dos Jogos Escolares pela terceira vez.| Foto: Leila Nunes/Divulgação

Aos 14 anos de idade, a nadadora Laura Paludo, de Cascavel, já é uma veterana dos Jogos Escolares da Juventude (JEV).

Nascida em Porto Alegre, mas radicada desde bebê no Oeste do Paraná, a jovem atleta participa a partir desta terça-feira (20), em João Pessoa, na Paraíba, de sua terceira edição da competição. Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a disputa é o ‘maior celeiro de atletas olímpicos do país’.

“Estou no caminho certo, tanto que muitos atletas olímpicos passaram pelos Jogos Escolares da Juventude”, acredita Laura, campeã brasileira nos 200 m e 400 m livre e 200 m medley em sua categoria. Dos 465 atletas do Time Brasil na Rio-2016, 52 se destacaram nos JEV. O número representa 23% da delegação.

“Meu objetivo é ser uma nadadora olímpica, mas não deixo de estudar”, enfatiza a garota, que treina como profissional. São quatro horas por dia, três delas na água, de segunda a sábado.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre os Jogos Escolares

Jonn Shim, do tênis de mesa, é promessa paranaense. Divulgação

Assim como a promessa das piscinas, a delegação do Paraná nos Jogos tem outros 162 candidatos a atletas de alto rendimento. Dos 13 esportes disputados, só o futsal e o xadrez não fazem parte do programa do Comitê Olímpico Internacional.

E o estado costuma fazer bonito. Nas duas edições do ano passado – 12 a 14 anos e 15 a 17 anos –, em Fortaleza, no Ceará, terminou atrás apenas de São Paulo no quadro geral de medalhas.

O londrinense Jonn Shim, do tênis de mesa, e o ciclista Brehon Schneider, naturais de Arapongas, são outras grandes apostas de medalha para o Paraná na competição.

Os resultados, porém, ficam em segundo plano segundo o COB. “A revelação de talentos é importante, mas não é nosso principal objetivo. Queremos contribuir para a inclusão social e transformação do Brasil através do esporte. Tenho a convicção de que estamos alcançando nossos objetivos esportivos e sociais”, afirma o diretor dos JEV, Edgar Hubner.

Saiba mais sobre os Jogos Escolares

Como funciona?

Os Jogos são anuais e disputados em duas edições: 12 a 14 anos (20/9 a 29/9) e 15 a 17 anos (10/11 a 19/11). Em 2016, ambas serão em João Pessoa-PB

Esportes disputados?

São 13: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

Quantos atletas participam?

O maior evento esportivo estudantil do país terá a participação de cerca de 3.850 jovens atletas

Qual o objetivo?

Contribuir para a inclusão social dos jovens por meio do esporte, além de servir de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento. Do Time Brasil na Rio-2016, 52 participaram dos Jogos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]