Curitiba é linda e cheia de atrativos. Separamos10 opções diferentes de passeios.
Curitiba é linda e cheia de atrativos. Separamos10 opções diferentes de passeios.| Foto: Foto: Daniel Castellano / SMCS

No dia 29 de março Curitiba completa 330 anos e, em comemoração, há diversos passeios turísticos pela cidade que podem ser perfeitos para celebrar mais um ano da nossa cidade amada. Atrações como a Roda-Gigante na Santos Andrade e o Carrossel no Passeio Público e no Parque Tanguá voltaram e são ótimas opções para os pequenos e, até para os adultos.

Além disso, entre os dias 29 de março e 9 de abril, a Linha de Turismo estará mais barata, o preço será reduzido de R$50 para R$30. Com esse passeio é possível se divertir muito enquanto visita 25 pontos famosos da cidade em apenas um dia.

Veja todas as reportagens do especial <a href="https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba-de-todas-as-tribos/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="Curitiba de Todas as Tribos. (abre numa nova aba)">Curitiba de Todas as Tribos.</a>
Veja todas as reportagens do especial Curitiba de Todas as Tribos.

Porém, se você mora em Curitiba, provavelmente já conhece todos os cartões postais, não é mesmo? Mas, isso não é motivo pra ficar em casa! Que tal conhecer outros cantinhos da cidade que talvez você nunca tenha ido?

Separamos aqui 10 opções de passeios para você fazer em família ou com amigos, que fogem dos pontos turísticos mais famosos da cidade.

Confira:

Trilha de Aventura do Bosque Reinard Maack 

Na Trilha da Aventura no Bosque Reinhard Maack há diversas atividades para as crianças. Foto: Secretaria do Meio Ambiente.
Na Trilha da Aventura no Bosque Reinhard Maack há diversas atividades para as crianças. Foto: Secretaria do Meio Ambiente.

A Trilha da Aventura faz do Bosque Reinhard Maack um lugar diferenciado e muito divertido para as crianças. Com 900 metros de extensão, a trilha é formada por um conjunto de 16 brinquedos construídos em madeira, e outros materiais rústicos, que vão se sucedendo ao longo do percurso. Incluem versões criativas de gongo, pesca, alvo, trampolim, gangorra, peso, salto, hexágono, escorregador, argola, travessia, teleférico, muralha, escalada, túnel e mirante.

Onde?

Rua Waldemar Kost, s/n - Hauer.

Passear pela Inglaterra sem sair de Curitiba no Parque Gomm

Parque Gomm revitalizado ganha Memorial Inglês. Foto: Pedro Ribas/SMCS
Parque Gomm revitalizado ganha Memorial Inglês. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Curitiba tem um pedaço do discreto charme da Inglaterra, das tradições e da cultura do seu povo, em pleno coração do bairro Batel. É o Parque Municipal Gomm, situado entre o Shopping Batel e a Casa Gomm, antiga residência desta família, que chegou a sediar o Consulado Britânico, e é bem tombado pelo Patrimônio Histórico de Curitiba. Para compor o espaço e criar um ambiente tipicamente britânico, foram implantados vários elementos e itens. A cabine telefônica vermelha, um dos ícones urbanos daquele país, ganhou espaço de destaque na área central do parque. O parque tem deck de madeira ecológica, pista de caminhada, playground com brinquedos inclusivos; estar para contação de histórias.

Onde?

Rua Bruno Filgueira, 666 - Batel.

Fazer stand up paddle no lago do Parque do Passaúna

Passaúna Paddle Club anima dias quentes dos curitibanos com esportes aquáticos. Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Passaúna Paddle Club anima dias quentes dos curitibanos com esportes aquáticos. Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

A principal atração do Passaúna é o mirante que fica localizado no alto de um morro à beira da represa, a 60 metros do nível do lago, e proporciona uma visão privilegiada da área. Porém, há outro passeio interessante para fazer no parque: há uma empresa de stand up paddle e pedalinhos na beira do lago em que você pode aproveitar com a família e amigos. Essa é uma ótima opção para fazer algo diferente e se divertir, principalmente em dias de calor. Mais informações acesse aqui.

Onde?

Rua Ângelo Marqueto, s/n - Augusta.

Ver carros antigos de pertinho no Museu do Automóvel

O museu conta com um acervo de 150 veículos. Foto: Marcelo Guerra.
O museu conta com um acervo de 150 veículos. Foto: Marcelo Guerra.| Marcelo Guerra

Muita gente não sabe, mas Curitiba tem um museu do automóvel que fica dentro do Parque Barigui! Nele, o público faz uma viagem ao passado visitando carros que marcaram a indústria automobilística do século XX. O acervo conta com cerca de 150 veículos antigos sendo estes, constantemente alternados nas 70 vagas existentes no Museu do Automóvel.

O museu funciona de 3ª a 6ª feira, das 13:30 às 16:45 e Sábados, Domingos e Feriados das 10:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:45.

Onde?

Avenida Cândido Hartmann, 2300 - Mercês.

Apreciar uma bela cachoeira no Parque Vista Alegre

Cachoeira Parque Vista Alegre. Foto: Luiz Costa/SMCS
Cachoeira Parque Vista Alegre. Foto: Luiz Costa/SMCS| Luiz Costa

Com uma cachoeira de 7 metros de altura que deságua em uma piscina natural, o espaço é uma das opções de lazer que foge dos parques tradicionais da cidade. E o melhor: para apreciar a paisagem, o espaço conta com um mirante, acessado por deck de madeira, além de parquinho de areia para as crianças e estacionamento próprio.

Onde?

Rua Cel. João Maria Sobrinho, 88 - Vista Alegre.

Recarregar as energias na paz do Parque do Barreirinha 

Lago do Parque Barreirinha. Foto: Alexandre Mazzo/SMCS
Lago do Parque Barreirinha. Foto: Alexandre Mazzo/SMCS

Se você quer aproveitar o aniversário da cidade em um parque grande, mas sossegado, essa é a melhor opção. Segundo parque municipal mais antigo de Curitiba, o Barreirinha fica a 9 quilômetros do centro de Curitiba, e nele você encontra um espaço muito silencioso e tranquilo para desfrutar de bons momentos de paz, apreciando a natureza.

Onde?

Avenida Anita Garibaldi, 6100 - Barreirinha.

Aproveitar momentos em família no Parque Náutico 

 O Parque Náutico faz parte do complexo Parque Iguaçu. Foto: Divulgação
O Parque Náutico faz parte do complexo Parque Iguaçu. Foto: Divulgação

Além de ideal para a prática de esportes náuticos, o espaço é excelente para momentos em família. Conta com playground para as crianças, academia ao ar livre, Jardim de Mel, além da Torre de Cronometragem, estrutura feita com troncos de madeira, assim como a ponte que dá acesso a ela, um dos símbolos da região.

Onde?

Avenida Mal. Floriano Peixoto, s/n - Boqueirão

Praticar esportes no Parque Municipal Lago Azul 

O parque fica localizado no extremo Sul de Curitiba. Foto: Secretaria Municipal do Meio Ambiente
O parque fica localizado no extremo Sul de Curitiba. Foto: Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Antiga propriedade privada na qual funcionava um moinho de milho, o parque tem playground para a criançada, além de brinquedos de troncos, canchas de vôlei, futebol, academia ao ar livre, ciclovia, mirante, passarela, praça central, trilhas e pista de caminhada. Tudo para uma tarde de atividades físicas em família.

Onde?

Rua Colomba Merlin, 831 - Umbará.

Conhecer os simuladores de colisão no Memorial de Segurança no Transporte

A entrada no memorial é gratuita, mas é necessário agendamento. Foto: Divulgação.
A entrada no memorial é gratuita, mas é necessário agendamento. Foto: Divulgação.

Para fugir de parques e ambientes ao ar livre, esse espaço pode parecer monótono, mas é muito divertido e uma boa opção para fazer algo diferente em família e ainda conhecer a história dos transportes de maneira interativa. As principais e mais legais atrações do memorial são os simuladores: um de capotamento e outro de colisão frontal. Esse é um espaço único no Brasil e reúne história e tecnologia para oferecer aos visitantes experiências que mudam comportamentos no trânsito. A entrada é gratuita, só é necessário fazer agendamento pelo site. 

Onde?

Rua Eduardo Sprada, 6447 - CIC.

Conhecimento e reflexão no Primeiro Museu do Holocausto

Museu do Holocausto em Curitiba foi inaugurado em 2011. Foto: Divulgação<br />
Museu do Holocausto em Curitiba foi inaugurado em 2011. Foto: Divulgação

O primeiro Museu do Holocausto no Brasil é o de Curitiba e é o único do gênero no Brasil. Além do acervo histórico, o Museu oferece terminais com computadores para a consulta digital de documentos e arquivos de áudio e vídeo sobre a história de alguns itens do acervo. O espaço também conta com um acervo de fotos e objetos pessoais daquele período, por meio dos quais serão narradas pequenas histórias de sobrevivência, salvamento, resistência física ou espiritual. A visita é gratuita e deve ser agendada pelo site.

Onde?

Rua Cel. Agostinho Macedo, 248 - Bom Retiro.