• Carregando...
Maior feira de móveis da América Latina apresenta lançamentos; inspire-se com 10 destaques
| Foto: Sharon Abdalla/HAUS

Abrindo o calendário nacional dos eventos de design e interiores, a Abimad'37 segue até esta sexta-feira (2) no São Paulo Expo (SP). Mais de 130 expositores participam da feira, considerada a principal do setor na América Latina, e apresentam lançamentos em mobiliário e decoração para lojistas do Brasil e do exterior. A expectativa é de que 20 mil visitantes circulem pelos 45 mil m² do pavilhão de exposições do evento.

Mesmo fechada ao público final, acompanhar as novidades e destaques, como as peças selecionadas no prêmio Best in Show, é uma oportunidade de estar atento às tendências e inovações do setor e de se inspirar para uma reforma ou para o projeto de interiores dos ambientes, sejam eles residenciais ou comerciais.

Siga HAUS no Instagram

HAUS visitou a ABIMAD e selecionou dez peças que traduzem, para além dos negócios, conforto, design e inspiração, como o tema desta 37ª edição da feira sugere. Confira!

Retrô futurista

A junção das referências às décadas passadas com traços modernos unem os conceitos em peças confortáveis e com design atemporal. Um exemplo é a Poltrona Winston, assinada por Pepê Lima para a Móveis James. Integrando a coleção Aurora, ela apresenta traços que remetem às décadas de 1950 e 1960 com braços torneados em madeira e estofamento com linhas arredondas. O detalhe fica por conta das cruzes em latão fundido do encosto, que contrastam com a madeira.

Poltrona Winston
Poltrona Winston| Sharon Abdalla/HAUS

Da moda para a sala

Cadeira Fivela
Cadeira Fivela| Sharon Abdalla/HAUS

Multidisciplinar, o designer e arquiteto Bruno Simões assina a coleção Fivela para o Estudio Vira. Composta por poltrona e cadeira, a linha traz as cintas e fivelas, tão comuns às bolsas e mochilas, como destaque. Elas abraçam o estofamento e adicionam um elemento surpresa às peças.

Poltrona Ogni
Poltrona Ogni| Sharon Abdalla/HAUS

Na poltrona Ogni, o debrum escuro contrasta com a tonalidade do revestimento do estofado fazendo a marcação dos assentos e adicionando detalhe estético à peça, por Artesania Actual.

Poltrona Leonard
Poltrona Leonard| Sharon Abdalla/HAUS

Outra peça que tem no detalhe seu diferencial é a Poltrona Leonard. Inspirada no universo da alfaiataria, ela apresenta assento "cortado" por um grande zíper, que une o revestimento bicolor do móvel e permite diversas combinações de cores e texturas de tecidos. A estrutura em madeira, por sua vez, remete à fita métrica e apresentando encosto e pés em elemento único.

Natureza para além das plantas

Há tempos a natureza está cada vez mais presente nos ambientes e extrapola o universo botânico invadindo, também, o mobiliário. Ao invés do verde e das flores, são as formas quem carregam as referências presentes em peças que vão do estar ao dormitório.

Cama Dunas
Cama Dunas| Sharon Abdalla/HAUS

Como na cama Dunas, inspirada na paisagem dos Lençóis Maranhenses. Os traços sinuosos reforçam o papel da cama como elemento de destaque do quarto, ao mesmo tempo em que inserem a tecnologia ao ambiente de dormir. A peça conta com carregador de indução e conexão com assistente de voz para controle da iluminação embutida.

Coleção Farfalla
Coleção Farfalla| Sharon Abdalla/HAUS

Da fauna vem a inspiração para a coleção Farfalla que, como o nome sugere (borboleta, na tradução do italiano), remete às asas do inseto na estrutura em metal com revestimento em couro. Por Tiago Curioni para Estúdio Vira.

Irreverência

Um ambiente não precisa de muito para sair do padrão e apresentar uma pitada de ousadia. Muitas vezes, a seleção de um único móvel é capaz de quebrar a monotonia e inserir uma pitada de irreverência ao espaço.

Mesa de apoio Mesadeira
Mesa de apoio Mesadeira| Sharon Abdalla/HAUS

É o que propõe, por exemplo, a Mesadeira. Assinada pela Furf Design Studio para a Móveis James, e eleita Best in Show nesta edição, a mesa lateral ou de cabeceira é uma fusão - e uma espécie de brincadeira - de dois móveis em um só, como o próprio nome sugere. Seu tampo, circular, integra-se ao suposto encosto do que seria a cadeira, cujo assento troca de função ao tornar-se prateleira.

Lustre Baquetas
Lustre Baquetas| Sharon Abdalla/HAUS

Nesta linha, mas voltada à iluminação, o Estudio Vira lança uma extensão da linha Baquetas, por Marcelo Stefanovicz, e apresenta o lustre de mesmo nome. A proposta desvincula a peça do universo da música, inserindo-a em outros contextos e funções.

Interno e externo

Os limites entre interno e externo estão cada vez mais tênues, com móveis que trazem linhas e novas tecnologias em revestimentos que permitem seu uso tanto em ambientes externos quanto internos com conforto, ergonomia e sensação agradável ao toque.

Sofá Suécia
Sofá Suécia| Sharon Abdalla/HAUS

É o caso do sofá Suécia, que integra a coleção BUX (Best User Experience), da Artesania Actual. Modular, ele permite diversas composições com opção de revestimento que atende tanto o uso interno quanto externo.

Mesas laterais e de centro Ekkos
Mesas laterais e de centro Ekkos| Sharon Abdalla/HAUS

O mesmo vale para as mesas laterais e de centro Ekko, da GS Móveis. Componíveis, elas têm estrutura em alumínio com trama de corda náutica no tampo. Sobre ele, um recorte em pedra São Gabriel propõe dois tipos de apoios, um sólido e outro com algum grau de maleabilidade, acompanhando a característica dos materiais em uma composição de cheios e vazios.

*A repórter visitou a feira à convite da organização do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]