• Carregando...
 | Albari Rosa/
Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

A 3ª Vara Federal de Porto Alegre (RS) suspendeu, em caráter liminar, portaria do Exército Brasileiro que permite aos atiradores desportivos o transporte de arma municiada, do local de guarda ao ponto de competição ou treinamento. No entendimento da juíza federal Thais Helena Della Giustina, a autorização colocava em risco a segurança pública.

Editada em março deste ano pelo Comando Logístico do Exército brasileiro, a Portaria n. 28 traz, dentre seus artigos, que “fica autorizado o transporte de uma arma de porte, de acervo de tiro desportivo, municiada, nos deslocamentos do local de guarda do acervo para os locais de competição e/ou treinamento”. 

Confira:  Reuni dados de 50 estudos sobre crimes e armas. O resultado é surpreendente

Inconformado com o dispositivo, um advogado gaúcho impetrou ação popular, com pedido liminar de tutela de urgência. Para ele, a criação da portaria teria como pano de fundo um movimento formado por organizações civis que buscam abreviar o processo do registro de posse de arma de fogo para o cidadão comum. O advogado também argumentou que a norma cria insegurança para a população. Atualmente, os civis devem seguir uma série de regras para a aquisição, posse, porte e circulação de armamento e munições. Confira todas nesta matéria do Justiça .

A União, que representa as Forças Armadas, manifestou-se na ação alegando que a Lei n. 10.826/2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento, já permitia que esse grupo específico transitasse com armas de fogo. O Ministério Público Federal (MPF), contudo, que juntou parecer pelo deferimento do pedido, afirmou que a lei não faz referência expressa ao transporte de armamento municiado. Na decisão, a juíza federal Thais Helena Della Giustina concluiu que “há de prevalecer a regra geral [do Estatuto], que veda o porte de arma”. 

Até 2015, a questão era disciplinada pela Portaria n. 04/2001, que previa que as armas destinadas ao uso esportivo deveriam ser transportadas descarregadas, desmuniciadas e, caso o modelo permitisse, desmontadas, para que o uso imediato não fosse possível.

Leia também: Armas de fogo: o mundo real versus o mundo acadêmico do economicismo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]