Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Porte de armas

Mudança no Estatuto do Desarmamento pode entrar em votação

Projeto de lei que facilita a compra e o porte de armas em áreas rurais está na pauta de comissão do Senado, em caráter terminativo

  • Da Redação
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Albari Rosa/Gazeta do Povo
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Atualizada em 11 de outubro, às 11h40.

Mais uma tentativa de facilitar a compra e o porte de armas nas áreas rurais pode entrar em votação. Está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado o Projeto de Lei 224/2017, do senador Wilder Morais (PP-GO), que altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) para permitir o uso de arma a residentes em áreas rurais. O texto, que tramita na Casa em caráter terminativo, estava previsto para ser apreciado nesta quarta-feira (11), mas foi adiado para a próxima semana.

Leia mais: Três projetos que podem mudar a lei sobre o porte de armas no Brasil

Pelo texto, maiores de 21 anos poderão adquirir e usar armas, desde que apresentem documento de identificação pessoal, comprovante de residência em área rural e atestado de bons antecedentes.

Hoje, o parágrafo 5º. do artigo 6º. do Estatuto do Desarmamento autoriza apenas o porte de arma de fogo, na categoria de caçador para subsistência, “aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar”, sendo necessário ao interessado comprovar a efetiva necessidade da arma. 

Leia mais:  Reuni dados de 50 estudos sobre crimes e armas. O resultado é surpreendente

Caso a CCJ aprove a iniciativa, e não haja recurso assinado por pelo menos nove senadores, o texto segue para a Câmara dos Deputados. Se aprovada em comissão da Câmara, sem recurso, segue para a sanção presidencial.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Justiça

  1.  |

    Polêmico

    Caso Riachuelo: fraude da empresa ou exagero do MPT?

  2.  | The Daily Signal

    EUA

    Confeiteiro no Colorado recebe pedido de “Bolo de Aniversário” para Satanás

  3.  |

    Direito de família

    Saiba tudo sobre pensão alimentícia

PUBLICIDADE