• Carregando...
Juntos somos mais contra a dengue
| Foto: Imagem de Freepik

Foi pensando em despertar a curiosidade dos alunos que a professora Suzani Seidel Pinheiro teve a ideia de levar uma lupa para a sala de aula. Apesar de confeccionada em papel e plástico, sem ao menos uma lente de aumento, o efeito “detetive” surtiu efeito entre o grupinho de alunos de cinco e seis anos de idade, da Escola Municipal do Campo Santa Isabel, em Piên-PR. A ideia era conversar com a turminha sobre a dengue, fazendo com que aprendessem as formas de prevenção da doença.

“No início, as crianças ficaram muito assustadas. Porque ninguém falava de dengue aqui no município. Era só covid, um vírus que causou um trauma na gente. Mas, depois que os alunos viram as notícias nos jornais falando sobre prevenção e passaram a reconhecer o transmissor, queriam pegar a lupa e sair caçando os mosquitinhos pela escola”, conta a professora.

Segundo Suzani, o projeto estimulou a autodescoberta, o que fez com que os alunos buscassem suas próprias soluções para os problemas. O educador, nesse caso, atuaria apenas como um “facilitador”, fazendo perguntas, encorajando respostas e assegurando a participação de todo o grupo nas tomadas de decisões. Ao se deparar com um cano cheio de água acumulada pela chuva, por exemplo, a turminha ficou durante muito tempo matutando uma solução. Cada um, através de suas próprias vivências e experiências, apresentava uma saída para superar aquele obstáculo.

“É muito legal observar a discussão e perceber que a imaginação deles vai longe. O professor precisa ser um provocador, dar asas para essas ideias que surgem da cabecinha deles. Oferecer um espaço de liberdade, para que possam, no futuro, saber lidar com esse mundo, cada vez mais complexo”, ressalta.

O método utilizado pela professora, com foco na experimentação, na ampliação de repertórios e na promoção da interação, tem ganhado cada vez mais espaço na chamada “educação para o século XXI” e os resultados, como comprova Suzani, têm sido animadores.

“É muito gratificante perceber que as crianças realmente apreenderam o conteúdo, levando para casa os ensinamentos das nossas aulas práticas. Tenho certeza de que tudo o que aprenderam aqui, eles vão levar para suas vidas”, complementa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]