O presidente Gabriel Boric, em viagem ao México: mobilização foi motivada pelo aumento do preço do combustível e pela insegurança nas rodovias do Chile
O presidente Gabriel Boric, em viagem ao México: mobilização foi motivada pelo aumento do preço do combustível e pela insegurança nas rodovias do Chile| Foto: EFE/Isaac Esquivel

A greve dos caminhoneiros no Chile chegou ao sétimo dia neste domingo (27) sem previsão de ser encerrada. De acordo com o presidente da Confederação dos Caminhoneiros do Norte, Cristian Sandoval, mesmo após uma negociação de mais de sete horas com representantes do governo de Gabriel Boric, não foi possível chegar a um acordo para colocar fim à mobilização.

Essa é a segunda grande mobilização da categoria no Chile e foi motivada pelo alto preço dos combustíveis e falta de segurança nas estradas chilenas. Antes, os caminhoneiros já haviam feito uma greve em abril, um mês depois de Boric ter chegado ao poder.

Por conta da greve, diversos supermercados e postos de combustíveis ficaram desabastecidos, levando o governo chileno a adotar um plano emergencial, com caminhões transportando itens de primeira necessidade sob escolta policial. No sábado, 48 pontos em diferentes estradas foram bloqueados por veículos. Até agora, 16 pessoas foram presas no contexto das mobilizações.