• Carregando...
Técnicos alemães montam equipamentos para tratar água no Nepal. | EFE
Técnicos alemães montam equipamentos para tratar água no Nepal.| Foto: EFE

Equipamentos de ajuda humanitária aos sobreviventes do devastador terremoto no Nepal encontravam-se retidos no único aeroporto internacional do país, devido a gargalos do controle aduaneiro, informou a ONU neste sábado (02), quando o número de mortos no desastre superava 6,6 mil pessoas.

O Nepal suspendeu tarifas para a entrada de lonas e tendas de campanha na sexta-feira, mas o representante da ONU Jamie McGoldrick disse que o governo deveria afrouxar mais as restrições alfandegárias para aumentar o fluxo de materiais de emergência. “Eles não deveriam usar metodologia de alfândega de tempos de paz”, afirmou. O material fica retido no aeroporto de Kathmandu, em vez de chegar às vítimas, disse McGoldrick.

Não houve resposta imediata do governo, mas o ministro Ram Sharan Mahat Finanças tinha feito um chamado a doadores internacionais na sexta-feira para o envio de tendas de campanha, lonas e alimentos básicos, dizendo que alguns itens recebidos não tiveram uso. “Recebemos coisas como atum e maionese. De que servem essas coisas para nós? Precisamos de arroz e cereais, sal e açúcar”, disse ele a repórteres.

Aeronaves e militares dos EUA eram esperados em Kathmandu no sábado para ajudar com as operações de socorro.

Helicópteros

Como equipes de resgate ainda não conseguem alcançar algumas vilas isoladas do Nepal, uma semana após um terremoto devastar o país, o Programa para Alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que é preciso o emprego de mais helicópteros nos esforços de busca. Muitas das estradas permanecem bloqueadas por deslizamentos de terra, o que torna extremamente difícil o acesso de caminhões de suprimentos às vilas mais altas do Himalaia.

“Definitivamente precisamos de mais helicópteros”, afirmou Ertharin Cousin, diretora executiva do Programa para Alimentação da ONU. Agências de ajuda estão usando a cidade de Majuwa como base para enviar suprimentos a áreas mais acidentadas. “Mesmo depois de sete dias, ainda consideramos que os trabalhos estão em estágio inicial, porque muitas pessoas não foram alcançadas. Precisamos de helicópteros para chegar a essas pessoas.”

Nesse momento, Cousin diz que é mais urgente enviar tendas para abrigo que alimentos. Mais de 130 mil casas foram destruídas nos tremores, de acordo com a ONU. Próximo ao epicentro, ao norte de Katmandu, vilas inteiras estão em ruínas, e os residentes precisam de abrigo contra a chuva e o frio.

O ministro de Informações, Minendra Rijal, afirmou que o Nepal precisa imediatamente de 400 mil tendas e que, até o momento, o governo foi capaz de fornecer apenas 29 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]