• Carregando...
“Os cristãos andam na água e crianças muçulmanas afundam”, diz a primeira charge. “Tão perto da meta”, diz a segunda | /
“Os cristãos andam na água e crianças muçulmanas afundam”, diz a primeira charge. “Tão perto da meta”, diz a segunda| Foto: /

Meses após um dos episódios mais chocantes do ano, o “Charlie Hebdo” voltou a se ver diante de polêmica. Desta vez, o semanário humorístico que foi alvo de um massacre em Paris fez uma capa mostrando o menino sírio Aylan Kurdi, morto na praia turca de Bodrum, com uma mensagem satírica dizendo que ele “fracassou a chegar à Europa” porque seria muçulmano.

Mau gosto ou crítica certeira? Novas charges do ‘Charlie Hebdo’ dividem opiniões

A sátira à crise migratória usando imagens da morte do menino sírio Aylan Kurdi, feita pelo jornal francês ‘Charlie Hebdo’, tomou as páginas de jornais e causou comoção nas redes sociais. 

Leia a matéria completa

Na imagem, o menino que se tornou símbolo da crise migratória aparece morto na praia diante de um anúncio da rede de fast food McDonald’s, que diz “dois menus de criança pelo preço de um”. A legenda diz “Tão perto da meta”.

Em outro cartoon, legendado com “A prova de que a Europa é cristã”, o menino aparece como uma figura martirizada como Jesus, com mensagens dizendo que “os cristãos andam na água e crianças muçulmanas afundam”. E, em outra, ele aparece com um personagem de um programa de TV infantil e a mensagem mostra “Bem-vindo à ilha das crianças”.

Várias pessoas criticaram a atitude do semanário. Entre autoridades que condenaram a edição, o advogado Peter Herbert, diretor da Sociedade de Advogados Negros do Reino Unido, afirmou que o órgão abrirá uma medida contra o periódico.

“O jornal é uma publicação racista, xenofóbica e ideologicamente falida que representa o decaimento moral da França”, escreveu no Twitter.

À época do massacre, o jornal era criticado por fazer piadas em detrimento de fé islâmica. Alvo de um outro ataque anos antes, ele teve 12 colaboradores mortos por conta de seus conteúdos satíricos com os muçulmanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]