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| Foto: TIMOTHY A. CLARY/AFP

Donald Trump correu contra si mesmo e venceu. O bilionário de Manhattan, que durante décadas se vangloriou de seu estilo de vida playboy, ‘enganou’ empreiteiros e fornecedores, contratou imigrantes ilegais, evitou a igreja, abraçou causas liberais, e contou com Hillary e Bill Clinton como amigos e aliados, descobriu-se como um dos pivôs mais bravos na história americana. Ao se vender aos eleitores americanos como um herói populista que entendia suas frustrações, ele garantiu uma tempestade de vitórias.

Trump fez isso do mesmo jeito que havia dito por mais de 30 anos que faria: ignorou as regras da política moderna e falou com os americanos numa linguagem simples, grosseira e cotidiana, sem fazer ‘massagens’ nas suas palavras através da maquinaria de consultorias especializadas em dados, grupos focais e comerciais de TV. Ele zombou das ideologias, pregando um pragmatismo duro e franco alimentado pelo ego desenfreado e sem vergonha. Ele disse às pessoas o que eles queriam ouvir: que uma sociedade em rápida mutação e fragmentação poderia ser forçada a voltar para um sentido de comunidade e propósito nostálgico, que os empregos há muito perdidos poderiam ser recuperados, e que uma economia pré-globalizada poderia ser restaurada.

Trump correu contra as elites e venceu. Não importa que ele nasceu rico, ostentou sua riqueza e viveu como um rei. Ele definiu a eleição da mesma foram que um levante popular age contra as instituições que os deixaram para baixo e zombaram deles – no caso do bilionário, foi contra os políticos e os partidos, o establishment de Washington, os meios de comunicação, Hollywood, o mundo acadêmico. Ou seja: todos os setores ricos e altamente instruídos da sociedade que tinham se saído bem durante o tempo em que as famílias de classe média estavam perdendo seus rumos. Ele jurou que iria virar Washington de cabeça para baixo, que ele iria “drenar o pântano”, e as multidões, então amado a imagem prometida, pareceiam gritar as palavras de ordem antes mesmo de Trump abrir a boca para dizê-las.

Fator celebridade na política

GABRIEL BOUYS/AFP

Trump correu contra as velhas regras que governavam como as pessoas falavam sobre política, e ele ganhou lá também. Especialistas políticos de ambas as partes riam sobre o fracasso de Trump em se envolver com o programa e construir uma campanha moderna orientada por dados, baseada em comerciais de TV testados por grupos focais e micro-análise de comportamento de voto. Mas Trump confiou em sua intuição e acreditou que sua mensagem e estilo se conectariam com a forma como os americanos agora absorvem as notícias.

Mais do que qualquer outra figura política importante na era digital, Trump viu como as mídias sociais tinham segregado a nação em campos ideológicos e culturais quase totalmente separados, cada um com suas próprias atitudes e suas próprias narrativas. Ele viu como o Facebook e o Twitter haviam borrado a linha entre público e privado. Ele aproveitou essa mudança na cultura e transformou-se em um respiradouro humano, assoprando pelo país um fluxo de frustração e raiva que muitas pessoas tinham mantido para si próprias ou apenas desabafado sobre os temas anonimamente.

A mudança na forma como as pessoas se relacionam umas com as outras online se encaixou quase perfeitamente com o estilo pessoal de Trump – sua impulsividade, sua rapidez para bater de volta quando criticado, sua tendência para atacar os inimigos percebidos. O resultado foi uma nova retórica de campanha, uma descoberta de marketing que alterou dramaticamente as emoções e expectativas da corrida presidencial.

Trump ganhou porque ele entendeu que seu fator celebridade o protegeria dos padrões mais estritos aos quais os políticos normalmente são mantidos – uma gafe, e você terminou. Ele venceu porque entendeu que seu comportamento ultrajante e comentários intempestivos só consolidaram sua reputação como um ‘contador de verdades’ decisivo, que faz as coisas. E ele ganhou porque tinha passado quase 40 anos cultivando uma imagem como um cara que era tão rico, tão enamorado de si mesmo, tão audacioso e tão imprevisível que ele poderia confiar-se em agir sem considerar os poderes que estão por aí.

“Eu acho que ele tem um tal ego, ele não poderia ficar para falhar”, disse Mary Vesley, de 74 anos, uma eleitora Trump em Mechanicsville, na Virgínia, fora de Richmond.

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Avalanche diária de notícias

DANIEL LEAL-OLIVAS/AFP

Trump correu contra uma enxurrada de acusações de que ele apalpou as mulheres, uma avalanche quase diária de histórias sobre seu comportamento grosseiro e insultos desagradáveis, e ele também ganhou lá. No dia seguinte ao The Washington Post revelar um vídeo que mostrava Trump explicando ao apresentador de TV Billy Bush como ele agarra as mulheres pela virilha, uma apoiadora de Trump em Syracuse, estado de Nova York, Shannon Barns, disse que o vídeo só aprofundou sua crença de que ele deveria ser presidente . “Isso só coloca um rosto humano no cara para mim”, disse ela. “Eu estava preocupada que ele era um bilionário e não sabia sobre as vidas de pessoas como eu. E isso me mostrou que ele é um homem. Você sabe, em seu coração, que todo homem fala assim.”

Trump chamou a si mesmo de “bilionário de colarinho azul”, e embora tivesse vivido uma vida bastante isolada, trabalhando e dormindo na Trump Tower, sem amigos íntimos e poucos conselheiros confiáveis, acreditava que ele tinha conquistado os corações de muitos americanos.Como ele disse: “eu poderia ficar no meio da Quinta Avenida e atirar em alguém, e eu não iria perder eleitores.”

Rejeitado pelas elites desde o início de sua carreira como um desenvolvedor imobiliário em Manhattan nos anos 1970, Trump teve uma vida de ressentimentos em que ele teria reagido com ataques abrasadores contra seus inimigos e vinganças, muitas vezes bem sucedidas, contra aqueles que acreditavam ser melhores do que ele.

As grandes famílias de desenvolvedores imobiliários de Nova York haviam zombado de Trump como um intruso impetuoso e desagradável, um novo rico, em um negócio que se orgulhava por fazer as coisas calma e diplomaticamente. Os bancos o trataram como um adolescente fora de controle, que precisava ser freado e a quem se ensina uma lição. Os políticos faziam suas vontades, e depois correram para estar ao seu lado para captar parte de sua fama.

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Da Trump Tower para o mundo

DOMINICK REUTER/AFP

Trump bateu todos, uma e outra vez, apelando para o povo, seus clientes, seus admiradores. Se ele estava conseguindo construir arranha-céus e cassinos, ou falhando por passar por seis falências corporativas, ele se voltou novamente para o show business e os meios de comunicação para fazer o seu caso para si mesmo e mostrar aos americanos comuns.

De seus anos de aparições em sitcoms e do WrestleMania (maior evento de luta livre do mundo) até as 14 temporadas como o durão apresentador de “O Aprendiz”, Trump cultivou uma imagem entre americanos da classe média como um bilionário sem papas na língua que teve os dólares e o mérito para enfrentar qualquer um.

Desde o momento em que ele desceu a escada rolante da Trump Tower para o seu amado lobby de mármore rosa no verão de 2015, apresentando-se à nação como o antídoto para as ideologias e lealdades de ambos os partidos – opondo-se a republicanos e democratas pela proximidade deles com Wall Street, Hollywood e o resto da classe que tem dinheiro - Trump afirmou que seu caminho para a vitória era elementar.

Tudo o que tinha de fazer, dizia ele, era conectar-se diretamente às dores, medos e frustrações de uma nação golpeada pela globalização, o terrorismo, a rápida mudança demográfica e uma revolução tecnológica que arrebatava os jovens com as notas altas do SAT (exame para admissão em universidades), mas deixava milhões de americanos assistindo seus empregos desaparecerem, vítimas dos aplicativos mais recentes, da terceirização no exterior, de robôs e de uma expresiva mudança na natureza do comércio e da comunidade

Trump facilmente despachou 16 adversários republicanos nas primárias do partido, ‘demitindo’ um após o outro com apenas o insulto certo. Foi “Jeb de baixa energia” para o relutante irmão Bush, que começou como o favorito da corrida; “Little Marco” para o senador Rubio, o pequeno floridiano que sempre parecia estar se esforçando demais.

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Hillary: determinada, forte e desconectada

ANTHONY WALLACE/AFP

Trump apreciou a ideia de concorrer com Hillary Clinton, que ele via como uma figura determinada e forte, mas que era incapaz de se conectar com eleitores de classe média e que estava em dívida justamente com as bases de poder que ele planejava correr contra. Com sucesso, ele usou a reputação de décadas de Hillary como uma ‘camaleoa’ política, que tinha uma linguagem excessivamente legalista e personalidade pública reservada, e torceu-a em um retrato cru, irritado, de um criminoso absoluto, a “Crooked Hillary”, equivalente à “Hillary desonesta”.

O tratamento hesitante de Clinton sobre o momento político naufragou quando a história do uso de um servidor de e-mail privado quando ela deveria estar usando apenas computadores fornecidos pelo governo apareceu. Isso tornou-se mais uma oportunidade para Trump lançar seus insultos bem afiados. Então, quando o diretor do FBI, James B. Comey, anunciou este ano que Clinton não havia feito nada de criminoso, mas tinha sido “extremamente descuidada”, e novamente no mês passado, quando Comey chocou o país ao anunciar que havia reaberto a investigação de e-mails, Trump estava liberado para retomar os seus ataques. Pedidos de “tranquem-na”, numa alusão à prisão, mostravam uma escalada para punições muito mais severas. O anúncio de Comey dois dias antes da votação que o FBI tinha inocentado Hillary pareceu vir demasiado tarde para fazer qualquer diferença.

Enquanto essa história se esvaziava, Trump ganhou exatamente como ele planejara. Ele superou Mitt Romney, o candidato republicano há quatro anos, em lugares onde Romney apareceu como uma figura rica, distante e indiferente que não conseguiu entender o ponto central – e as pessoas da classe trabalhadora estavam sofrendo. E Hillary, na visão de Trump, executou exatamente a campanha que ele esperava que ela fizesse, focada principalmente em atacá-lo ao invés de oferecer uma visão alternativa para a classe média da nação.

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Conquistando os eleitores

JASON CONNOLLY/AFP

Trump, de acordo com dados da pesquisa de boca de urna, ganhou os votos de 60% dos homens brancos e 52% das mulheres brancas. E ele parecia estar consolidando a coalizão do Partido Republicano, trazendo os republicanos para casa nas últimas semanas da campanha. As pesquisas de boca de urna indicaram que ele havia ganho 88% dos votos republicanos e 78% das votações dos evangélicos brancos.

A força de Clinton parecia limitada à definição mais restrita do Partido Democrata – não brancos e brancos educados na faculdade. Mesmo que os universitários formandos compusessem quase a metade do eleitorado, e Hillary se saiu melhor entre esse grupo do que o presidente Obama fez há quatro anos, a margem de Trump entre pessoas com pouca ou nenhuma faculdade era de 39 pontos consolidados, um impulso grande sobre os 25 pontos de Romney quatro anos atrás.

Os eleitores de Trump pareciam atraídos por ele mais por causa de como ele se posicionava contra as elites do que por sua mensagem política. Mesmo a sua posição mais proeminente, o seu chamado repetido para construir um muro contra os imigrantes mexicanos, parecia não ser uma prioridade compartilhada por seus próprios apoiadores. Dados da boca de urna mostraram que a maioria dos eleitores se opôs à ideia do muro, cerca de 7 em 10 eleitores disseram que a maioria dos imigrantes ilegais deve ter a chance de se tornarem residentes legais, e apenas um quarto dos eleitores concordou com a chamada de Trump para deportar todos os que estão no país ilegalmente.

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Comando de campanha como o de negócios

ANTHONY WALLACE/AFP

Trump organizou sua campanha da maneira que ele dirigiu seus negócios – rejeitando noções modernas sobre uma hierarquia descentralizada e aderindo ao seu círculo apertado de conselheiros leais. Ele escolheu as pessoas que sabia que ficariam com ele, não importa por que, ao invés de pessoas com ampla experiência em campanhas.

Quando Trump lançou sua campanha no ano passado, ele escolheu como seu gerente um jovem operário baseado em New Hampshire, Corey Lewandowski, que raramente fazia exigências a Trump, mas atendia aos instintos e temperamentos do candidato. Lewandowski, combativo com repórteres e intensamente defensivo de seu chefe, permaneceu leal mesmo depois que ele foi removido em junho.

Sob pressão do Partido Republicano, cujos líderes estavam ansiosos para pressionar Trump em uma campanha mais previsível, o bilionário eventualmente o substituiu pelo o veterano Paul Manafort, cujo currículo tem a campanha de 1976 de Gerald R. Ford e a candidatura de Bob Dole em 1996. Mesmo assim, Manafort achou difícil enquadrar Trump e mantê-lo no roteiro.

Quando Manafort foi forçado a demitir-se, Trump trouxe uma terceira equipe, uma que ele disse aos amigos que “deixaria Trump ser Trump”. O diretor-executivo da campanha, Stephen K. Bannon, que veio do site de notícias Breitbart, e a gerente de campanha, Kellyanne Conway, tentaram endurecer a mensagem de Trump contra o establishment e suavizar sua retórica para atrair mulheres suburbanas.

Bannon viu Trump como o equivalente americano da votação da Grã-Bretanha no início deste ano para deixar a União Europeia – outra reação popular inesperada contra as elites. Bannon acreditava que a vitória de Trump não seria o transtorno que a mídia e os partidos políticos pensavam que seria, mas sim como parte de uma ‘revolta’ mundial contra a globalização, a hegemonia dos utopistas de tecnologia e a arrogância dos supereducados.

Bannon trouxe Nigel Farage, o campeão de extrema-direita da campanha britânica do Brexit, para um comício de Trump e disse repetidamente a Trump que sua candidatura era parte de algo maior, um movimento mundial contra as elites nas finanças, mídia e política.

Ele empurrou Trump para enquadrar Hillary como uma candidata que não era apenas errada para a classe trabalhadora, mas era uma “corrupta” e intrigante “globalista”. O discurso encerramento de campanha de dois minutos de Trump não mencionou as palavras “Republicano” ou “Democrata”, mas retratou Hillary Clinton com banqueiros e corretores de poder financeiro – muitos deles judeus, o que levou muitas organizações judaicas e líderes políticos a acusar a Trump campanha de desdobrar sentimentos anti-semitas.

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Chegada à Casa Branca

TIMOTHY A. CLARY/AFP

Ainda não se sabe se Bannon ou outros integrantes da campanha seguirão Trump à Casa Branca. O círculo íntimo de executivos e assistentes de Trump consiste principalmente de pessoas que estão com ele há décadas, e ele acrescentou poucas pessoas novas a esse grupo ao longo dos anos. “A maioria das minhas amizades são relacionadas a negócios porque essas são as únicas pessoas que conheço”, disse Trump em entrevista. “Quero dizer, acho que tenho muitos amigos, mas eles não são amigos como talvez outras pessoas tenham, em que estão juntos o tempo todo e saem para jantar o tempo todo ... Tenho bom onimigos, também, o que é razoável. “

O pai de Trump, o promotor imobiliário de Nova York Fred Trump, instruiu seu filho desde pequeno a dedicar sua vida a se tornar alguém muito grande. Não havia nada pior, dizia o pai, do que ser um “nada”. Donald Trump assumiu o total compromisso de seu pai com o trabalho, o amor de sua mãe pelo espetáculo e de Roy Cohn, seu mentor e advogado em Nova York, a abordagem hiperagressiva de fazer negócios e ajustar metas. E combinou tudo isso em uma personalidade pública que celebrava dinheiro e ego.

Trump acreditava que, por meio do uso criativo da mídia, ele poderia construir uma imagem que inspiraria as pessoas comuns a quererem ser como ele. Ele acreditava que se ele criou essa imagem bem o suficiente, ele poderia se tornar rico e poderoso e, finalmente, subir para o mais alto cargo na terra. Na terça-feira (8), ele alcançou o último passo em sua ascensão de meio século.

O que ele fará com isso nem mesmo ele sabe. Perguntado no início deste ano se ele passou muito tempo se preparando para ser realmente presidente, Trump admitiu que seu foco tinha sido unicamente na campanha. “Eu sou todo sobre a caça e a perseguição,” ele disse. “Quando consigo algo que eu realmente queria, às vezes perco o interesse nele.”

Trump tem 73 dias até sua posse.

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Tradução: Fernanda Trisotto

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