A porta da cabine do Airbus A320 é reforçada e equipada com um olho mágico como a maioria das aeronaves desde o atentado de 11 de Setembro de 2001. Além disso, há um sistema de segurança de travamento, conhecido pela sigla CDLS.
A porta permanece fechada durante o voo. Se alguém quer entrar, ele se comunica pelo interfone com os pilotos, que podem destrancar a porta através de uma alavanca no console central. Após tentar várias vezes entrar e não obter resposta, a pessoa pode usar um código que desbloqueia a porta por 30 segundos, explicou o porta-voz do Colégio de Pilotos, Borja Díaz Capelli, ao jornal espanhol El País.
“Há um padrão, geralmente um código de três dígitos conhecido por toda a tripulação”, contou uma aeromoça da Lufthansa ao site do jornal alemão Bild. A única forma de a porta não abrir é se ela for intencionalmente bloqueada ou se ocorrer uma falha no sistema, explica Díaz Capelli. A porta pode ser ainda acionada de maneira manual. A cabine nunca fica completamente vazia.
-
Relatório americano expõe falta de transparência e escala da censura no Brasil
-
“A ditadura está escancarada”: nossos colunistas comentam relatório americano sobre TSE e Moraes
-
Jim Jordan: quem é campeão de luta livre que chamou Moraes para a briga
-
Aos poucos, imprensa alinhada ao regime percebe a fria em que se meteu; assista ao Em Alta
Deixe sua opinião