• Carregando...
William Harkness Hall, prédio da Universidade de Yale onde ocorreu a invasão
William Harkness Hall, prédio da Universidade de Yale onde ocorreu a invasão| Foto: GK tramrunner229/Wikimedia Commons

Um professor de história teve sua aula interrompida na Universidade de Yale, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos, por manifestantes que protestavam contra sua postura crítica ao comunismo e exigiam que ele chamasse a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza de “genocídio”. O caso ocorreu na quinta-feira (29).

Segundo informações do jornal Yale Daily News, o historiador Timothy Snyder, conhecido pelos livros “Sobre a tirania: Vinte lições do século XX para o presente” e “Terras de sangue: A Europa entre Hitler e Stálin”, estava dando uma aula justamente sobre os dois ditadores quando cerca de dez manifestantes ligados a uma organização chamada Partido Comunista Revolucionário invadiram a sala de aula segurando cartazes, gritando e fazendo imagens.

“Ele está fazendo lavagem cerebral em vocês com mentiras e calúnias sobre o comunismo”, disse Raymond Lotta, o líder do grupo.

Os cartazes traziam mensagens como “Onde está a indignação moral de Snyder com o genocídio apoiado pelos Estados Unidos em Gaza?” e “Hitler matou 6 milhões de judeus e Stálin salvou 1,6 milhão de judeus” – ignorando a invasão conjunta da Alemanha nazista e da União Soviética à Polônia em setembro de 1939 e a perseguição do ditador soviético aos judeus no pós-guerra.

Snyder tirou o celular de um dos manifestantes, dizendo que não tinha autorização para filmá-lo, e os alunos foram para outra sala, onde a aula continuou. Os seguranças de Yale escoltaram os invasores para fora do prédio.

Um porta-voz da universidade disse ao Yale Daily News que “a situação ainda está sendo investigada e analisada”. “A universidade leva a sério a interrupção das atividades do campus e a segurança dos alunos e segue estas diretrizes no que diz respeito à liberdade de expressão e reunião pacífica”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]