• Carregando...
Propaganda política de Mariano Recalde, candidato com apoio da presidente Cristina Kirchner. | Martin Di Maggio/Efe
Propaganda política de Mariano Recalde, candidato com apoio da presidente Cristina Kirchner.| Foto: Martin Di Maggio/Efe

O candidato do partido conservador Proposta Republicana, Horacio Rodríguez Larreta, obterá uma contundente vitória na eleição para a prefeitura de Buenos Aires realizada neste domingo (5), segundo as primeiras pesquisas de boca de urna divulgadas pela imprensa portenha.

Atual chefe de Gabinete de Buenos Aires, Rodríguez Larreta deve vencer por mais de 20 pontos porcentuais aquele que é considerado seu adversário mais forte nesse pleito, o ex-ministro de Economia e líder do partido de centro-esquerda Eco, Martín Lousteau, a quem as pesquisas situam em segundo lugar. Em terceiro aparece o candidato da Frente para a Vitória, Mariano Recalde.

Perfil

A capital argentina tem pouco mais de 2,5 milhões de eleitores, cerca de 8% do eleitorado nacional – é o quarto maior colégio eleitoral do país. A eleição do último fim de semana foi a primeira a utilizar urnas eletrônicas.

Segundo a boca de urna, o Pro, partido que governa Buenos Aires atualmente, terá cerca de 50% dos votos e está muito perto de uma inédita vitória em primeiro turno.

Caso isso não ocorra, o segundo turno será realizado no próximo dia 19 entre os dois candidatos mais votados. O pleito na capital argentina é um teste para a eleição presidencial de outubro que vai definir o sucessor de Cristina Kirchner.

Na província de Córdoba, segundo maior distrito eleitoral da Argentina, com 2,7 milhões de pessoas e 8,7% do peso do censo nacional, e que teve eleição para governador também neste domingo (5), as pesquisas apontam o deputado do peronismo dissidente Juan Schiaretti como vencedor e sucessor do peronista José Manuel De La Sota.

Schiaretti, que governou a província entre 2007 e 2011, representa a coligação União por Córdoba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]