• Carregando...

As forças curdas recuperaram ontem o controle de 4 mil quilômetros quadrados da província de Al Hasaka, no nordeste da Síria, que estavam sob domínio do grupo radical Estado Islâmico (EI). As milícias curdo sírias tomaram a estratégica cidade de Mabruk, a sudoeste da cidade de Ras al Ain.

20 execuções

foram comandas pelo Estado Islâmico (EI) ontem no antigo anfiteatro na cidade de Palmira, no centro da Síria. Palmira tem ruínas da época em que era uma colônia romana, nos séculos I e II. A cidade foi dominada pelo EI no dia 21, mas não há informações sobre a destruição do patrimônio histórico.

Em Mabruk, na fronteira com a província síria de Al Raqqah, está um dos quartéis do EI na região. Com a conquista, os soldados curdos abrem o caminho para progredirem em direção a Tel Abiad, entre Al Raqqah e a Turquia. A ofensiva dos curdos começou há 20 dias.

O progresso dos curdos por terra foi acompanhado dos bombardeios da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, contra posições do EI na Síria.

“Recuperamos o controle de um total de 221 povos de Al Hasaka, entre eles os 15 onde vivem os assírios”, informou o Conselho Militar Siráaco Sírio (CMSS), uma milícia cristã que colabora com os soldados curdos. Na terça-feira, os exércitos da Síria e do Iraque começaram uma grande ofensiva contra o EI, que domina áreas nos dois países. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]