• Carregando...
Mauricio Rodriguez, representante do governo da Colômbia, e Pablo Beltran, do ELN, em coletiva de imprensa em Caracas nesta segunda (10), durante anúncio dos primeiros passos do acordo de paz entre o Estado e a guerrilha | Federico Parra/AFP
Mauricio Rodriguez, representante do governo da Colômbia, e Pablo Beltran, do ELN, em coletiva de imprensa em Caracas nesta segunda (10), durante anúncio dos primeiros passos do acordo de paz entre o Estado e a guerrilha| Foto: Federico Parra/AFP

O governo colombiano e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) iniciarão negociações de paz no próximo 27 de outubro, em Quito, para por fim a um conflito armado de mais de meio século, anunciaram as partes nesta segunda-feira (10), em Caracas. O anúncio veio menos de um mês depois de o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, assinar um acordo definitivo com as Farc - negociação que titubeia desde que suas medidas foram reprovadas em um referendo nacional.

“As delegações do governo nacional e do ELN acertaram (...) instalar no dia 27 de outubro, em Quito, Equador, a mesa pública de conversações”, revela a declaração lida na Casa Amarela, sede da chancelaria venezuelana.

Colômbia: oposição sugere que anistia a guerrilheiros seja revista no acordo de paz

Leia a matéria completa

Antes do início da etapa de negociações, o ELN- segunda guerrilha colombiana depois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) - comprometeu-se a libertar dois reféns.

“Além disso, cada uma das partes fará, a partir da data, outras ações e dinâmicas humanitárias para criar um ambiente favorável à paz”, acrescentou o comunicado assinado por quatro delegados do governo e cinco do ELN.

Em Bogotá, o presidente colombiano, ganhador do Nobel da Paz este ano, disse que com a instalação de negociações com o ELN a paz no país “será completa”.

“Estamos buscando há cerca de três anos uma negociação com a guerrilha do ELN para acabar também com o conflito armado com eles (...) Agora que avançamos com o ELN será completa. Será uma paz completa!” - afirmou o presidente em uma declaração à TV da Casa de Nariño, sede do Executivo.

Horas antes do anúncio das negociações, o ELN entregou ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) um homem identificado como Nelson Alarcón, que mantinha sequestrado há três meses. A liberação ocorreu em uma zona rural de Fortul, no departamento (estado) de Arauca, na fronteira leste com a Venezuela. Ele foi o terceiro civil libertado pelo ELN nas últimas duas semanas.

Acordo com as Farc

Em mensagem à Nação, Santos pediu “pressa” e “sinceridade” aos opositores do acordo de paz com a guerrilha das Farc com os quais o governo procura obter um consenso.

“Quero fazer um apelo para que este diálogo seja frutífero. Primeiro, que não se apresentem propostas impossíveis. Segundo, que nos ajudem a avançar com sentido de urgência, sem dilações. Terceiro, o diálogo deve se estabelecer partindo de duas bases fundamentais: realismo e verdade”.

Representantes do governo e da oposição partidária do “Não” ao acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), liderados principalmente pelo ex-presidente Álvaro Uribe, prosseguiram nesta segunda-feira com as conversações visando obter consensos que permitam superar um conflito armado de 52 anos.

Santos afirmou que o diálogo com a oposição é “uma grande oportunidade para se obter uma paz estável, duradoura, mas ampla e mais profunda”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]