• Carregando...
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi| Foto: EFE/EPA/HARISH TYAGI

Às vésperas de realizar o maior exercício eleitoral do mundo, com quase 1 bilhão de eleitores aptos a votar a partir da próxima sexta-feira (19), a Índia se encontra em meio a uma controvérsia envolvendo liberdade de expressão e censura.

A rede social X (antigo Twitter), do bilionário Elon Musk, foi obrigada pela Comissão Eleitoral do país (CEI) a remover postagens contendo discursos políticos de políticos eleitos, partidos políticos e candidatos a cargos nestas eleições.

A ordem da Comissão Eleitoral, que resultou na remoção de várias postagens de líderes e partidos políticos, inclusive de um membro do partido do premiê Narendra Modi, o Partido do Povo Indiano, BJP, foi recebida com desacordo pelo X. A plataforma defendeu que a liberdade de expressão deveria se estender a esses posts e ao discurso político em geral.

“A Comissão Eleitoral da Índia emitiu ordens de retirada exigindo que X aja em relação a postagens contendo discurso político compartilhado por políticos eleitos, partidos políticos e candidatos a cargos públicos. Em conformidade com as ordens, retivemos essas postagens pelo restante do período eleitoral; no entanto, discordamos dessas ações e mantemos que a liberdade de expressão deve se estender a esses posts e ao discurso político em geral”, afirmou o X por meio de um posicionamento feito em sua conta para comunicação com governos.

A plataforma disse que notificou os perfis afetados pela decisão e também fez um apelo à Comissão Eleitoral da Índia para que publique todas as suas ordens de remoção daqui para frente, em nome da transparência.

“Notificamos os usuários afetados e, em prol da transparência, estamos publicando as ordens de retirada aqui. Apelamos à Comissão Eleitoral para que publique todas as suas ordens de retirada daqui para frente", disse o X.

Com a proximidade da eleição, que deve se estender até o dia 1º de junho, a Índia vem ampliando sua repressão contra aqueles que pensam diferente das posições defendidas pelo atual governo.

Recentemente, o país vivenciou uma nova onda de repressão encabeçada pelos hindus nacionalistas, que são a base eleitoral do atual premiê Modi. De acordo com a ONG cristã Portas Abertas, esse grupo deu um ultimato para que institutos, igrejas e escolas cristãos do país removessem elementos que remetessem à sua religião.

O grupo também exigiu que padres e freiras que trabalham em escolas cristãs parassem de usar batinas e de realizar práticas religiosas nas instituições de ensino, como orações.

Musk deverá visitar a Índia em breve, onde se encontrará com Modi. Segundo informações da agência Reuters, o bilionário sul-africano e o premiê indiano deverão conversar sobre planos para a fabricação de veículos elétricos da Tesla no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]