• Carregando...
Truong My Lan, presidente da Van Thinh Phat Holdings, foi condenada à morte na Cidade de Ho Chi Minh
Truong My Lan, presidente da Van Thinh Phat Holdings, foi condenada à morte na Cidade de Ho Chi Minh| Foto: EFE/EPA/STRINGER

A Justiça do Vietnã condenou uma megaempresária do ramo da construção civil à morte nesta quinta-feira (11), no maior caso de fraude financeira da história do país asiático.

Segundo informações da agência Associated Press, Truong My Lan, de 67 anos, presidente da construtora Van Thinh Phat Holdings, havia sido acusada de fraude no valor de US$ 12,5 bilhões.

Em 2011, ela esteve envolvida na fusão do Saigon Joint Commercial Bank (SCB) com outras duas instituições financeiras e posteriormente teria controlado o banco ilegalmente até 2022.

Nesse intervalo, teria usado milhares de “empresas fantasmas” no Vietnã e em outros países para conceder empréstimos a si própria e a aliados, o que gerou perdas de US$ 27 bilhões, segundo o jornal estatal VN Express.

Lan também foi acusada de pagar propinas a funcionários do governo e de violar regras do setor financeiro.

Em declaração, o tribunal que condenou a empresária à morte alegou que as ações dela “não só violaram os direitos de gestão de propriedade dos indivíduos, mas também levaram o SCB a um estado de controle especial, minando a confiança das pessoas na liderança do Partido [Comunista] e do Estado”.

O Vietnã é uma ditadura comunista, cujo governo iniciou há alguns anos uma série de rígidas ações anticorrupção.

Em entrevista à BBC, David Brown, funcionário aposentado do Departamento de Estado dos EUA especializado no Vietnã, disse, entretanto, que o objetivo do Partido Comunista com essas medidas é reafirmar a autoridade do regime sobre o empresariado do sul vietnamita.

“O que Nguyen Phu Trong [atual secretário-geral do Partido Comunista] e os seus aliados no Partido estão fazendo é recuperar o controle de Saigon [nome anterior da Cidade de Ho Chi Minh, onde Lan nasceu e operava], ou pelo menos impedir que ela escape”, afirmou.

“Até 2016, o Partido em Hanói [capital do Vietnã, localizada no norte do país] praticamente deixava esta máfia sino-vietnamita comandar o lugar [Cidade de Ho Chi Minh]. Eles faziam tudo que os líderes comunistas locais deveriam fazer, mas ao mesmo tempo exploravam a cidade para obter uma quantia substancial do dinheiro que estava sendo feito no sul”, explicou Brown.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]