• Carregando...
Protesto contra a presença de tropas americanas realizado em abril na cidade de Agadez, Níger
Protesto contra a presença de tropas americanas realizado em abril na cidade de Agadez, Níger| Foto: EFE/EPA/ISSIFOU DJIBO

Estados Unidos e Rússia, rivais geopolíticos que atualmente estão em lados opostos na guerra da Ucrânia (Washington apoia militarmente os ucranianos, cujo território foi invadido pelos russos em fevereiro de 2022), têm tropas ocupando atualmente a mesma base aérea no Níger, na África.

A situação inusitada foi relatada nesta quinta-feira (2) à agência Reuters por um alto funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que pediu para que seu nome não fosse divulgado.

Segundo a fonte, militares russos se estabeleceram numa base aérea onde estão tropas dos Estados Unidos após a junta militar que governa o Níger ter avisado aos americanos em março para que retirassem os seus quase mil militares do país africano.

O funcionário disse à Reuters que as forças russas não estão se “misturando” com as tropas dos Estados Unidos, já que estão usando um hangar separado na Base Aérea 101, ao lado do Aeroporto Internacional Diori Hamani, em Niamey, capital do Níger.

Em julho de 2023, ocorreu um golpe de Estado no Níger e desde então uma junta militar hostil ao Ocidente e simpática aos russos governa o país.

Tropas da França que estavam no Níger há quase dez anos em operações de combate ao terrorismo deixaram em definitivo o país em dezembro, após meses de hostilidades que incluíram a expulsão do embaixador francês em Niamey.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]