• Carregando...

Darmstadt, Alemanha – A Agência Espacial Européia (ESA) lançou ontem com sucesso o primeiro satélite europeu de órbita polar, o MetOp-A, após cinco tentativas fracassadas desde meados de julho. A ESA informou ontem em seu centro de controle de operações em Darmstadt (oeste da Alemanha) que o lançamento ocorreu às 13h28 (em Brasília) com um foguete Soyuz/ST da base de Baikonur, no Casaquistão.

Estes novos satélites foram criados conjuntamente pela ESA e pela Organização Européia para o Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat), apesar de essa última se encarregar de sua gestão e manutenção somente quando chegar a sua órbita de trabalho.

Na terça-feira passada, a ESA interrompeu o lançamento do MetOp-A, que foi fabricado pelo consórcio EADS Astrium e tem uma vida útil de cinco anos, devido a algumas falhas no foguete Soyuz-2. Na quarta-feira, a decolagem foi adiada devido às condições meteorológicas desfavoráveis.

Em julho, a ESA já tinha adiado em quatro ocasiões o lançamento do MetOp-A por irregularidades no foguete lançador. Na época, a empresa adiou a operação para outubro.

Os problemas com o foguete foram os causadores dos sucessivos atrasos no lançamento do satélite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]