• Carregando...

Uma carta com a assinatura de figuras públicas dos Estados Unidos foi entregue à Embaixada do Equador em Londres. Um abaixo-assinado de mais de quatro mil americanos que pedem a aprovação do pedido de asilo de Assange, feito uma semana atrás, também foi anexado.

Entre os nomes famosos que militam pela causa do fundador do WikiLeaks estão o diretor Michael Moore, o linguista e pensador Noam Chomsky, o diretor Oliver Stone, o ator Danny Glover e a escritora Naomi Wolf.

A carta destinada ao presidente Rafael Correa afirma que seus signatários acreditam que Assange tem fortes motivos para temer a extradição para a Suécia, onde seria "preso e depois extraditado para os Estados Unidos". Com o governo americano "tendo demonstrado claramente sua hostilidade ao WikiLeaks", o australiano poderia enfrentar a pena de morte se for julgado por espionagem.

"Também pedimos pela concessão do asilo político a Assange porque o 'crime' que ele cometeu foi o de praticar jornalismo", diz o texto. A carta classifica ainda o caso como um ataque à liberdade de imprensa e ao direito do povo conhecer "importantes verdades sobre a política externa americana".

Anna Alban, embaixadora do Equador no Reino Unido, está em seu país para debater com Correa sobre o pedido de asilo de Assange.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]