• Carregando...
A ativista sueca Greta Thunberg no protesto em Londres pelo qual começou a ser julgada
A ativista sueca Greta Thunberg no protesto em Londres pelo qual começou a ser julgada| Foto: EFE/Guillermo Garrido

A ativista ambiental Greta Thunberg compareceu nesta quarta (15) à Westminster Magistrates Court para se declarar inocente no processo sobre uma manifestação que aconteceu na capital da Inglaterra no mês de outubro. Na ocasião, a sueca de 20 anos e outros ecologistas interromperam uma conferência organizada pela indústria de combustíveis de Londres com cartazes estampando frases como "faça os poluidores pagarem".

Greta chegou sorridente à corte e somente confirmou seu nome e se declarou inocente, gesto repetido por outros quatro réus convocados. O julgamento será retomado em fevereiro de 2024, com previsão de se estender por dois dias. Ao todo, 26 manifestantes foram detidos no protesto. Eles respondem em liberdade por perturbação da ordem pública.

O protesto voltou a ocorrer no dia seguinte, coordenado pelo Greenpeace e pela Fossil Free London. Além de contar com um número maior de pessoas, a segunda manifestação teve nova participação da ambientalista sueca, que fora liberada da detenção do dia anterior sob supervisão judicial.

O governo britânico está em pé de guerra com os baderneiros ambientais, endurecendo a legislação para conter manifestações como essa da qual Greta participou. Para conseguir sua independência energética, o Reino Unido concedeu um grande número de licenças para exploração de gás e petróleo em seu território, o que revoltou movimentos que dizem defender o meio ambiente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]