• Carregando...
Tanques de Israel em Gaza
Tanques israelenses fazem manobras perto da fronteira sul da Faixa de Gaza em 11 de março de 2024.| Foto: EFE/EPA/ABIR SULTAN

O grupo terrorista Hamas agradeceu a Rússia e China por terem vetado na sexta-feira (22) um projeto de resolução apresentado pelos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU — que pedia um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza —, com o argumento de que apresentava um "vocabulário enganoso".

"Expressamos nosso apreço pela posição de Rússia, China e Argélia, que rejeitaram a resolução tendenciosa dos EUA de agressão contra o nosso povo", declarou o Hamas em comunicado em seu canal no Telegram.

Os EUA apresentaram pela primeira vez uma resolução apoiando "o imperativo de um cessar-fogo imediato e sustentado" e condenando o ataque do Hamas em 7 de outubro, depois de terem vetado outras resoluções que pediam o mesmo em três ocasiões.

O Hamas afirmou que o texto continha "uma redação enganosa que é cúmplice" de Israel e que deu ao Estado israelense "cobertura e legitimidade para cometer uma guerra genocida contra o povo palestino na Faixa de Gaza".

O Conselho de Segurança da ONU se reuniria excepcionalmente neste sábado (23) para votar em uma nova resolução sobre a Faixa de Gaza, apresentada em conjunto por sete membros não permanentes do Conselho: Argélia, Guiana, Malta, Moçambique, Serra Leoa, Eslovênia e Suíça. Mas a reunião foi adiada para segunda-feira.

O texto "pede um cessar-fogo imediato durante o mês do Ramadã (que termina em 9 de abril) e que leve a um cessar-fogo permanente e sustentado".

Paralelamente, o documento pede a libertação imediata e incondicional de todos os reféns mantidos pelo Hamas e enfatiza a necessidade de "expandir o fluxo de ajuda humanitária".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]