• Carregando...
Patrulhamento reforçado na área do Louvre, em Paris, após homem tentar agredir policias na região e proferir  “Alá é grande” | Alain Jocard/AFP
Patrulhamento reforçado na área do Louvre, em Paris, após homem tentar agredir policias na região e proferir “Alá é grande”| Foto: Alain Jocard/AFP

Um homem atacou soldados com um facão ao grito de “Alá é grande” nesta sexta-feira (3) perto do Museu do Louvre, em Paris, antes de ser gravemente ferido pelo disparo de um soldado, uma agressão que o primeiro-ministro francês afirmou ser de “caráter terrorista”.

O soldado atacado ficou levemente ferido, enquanto o agressor, que tentava entrar no Louvre, foi ferido na barriga e está em estado grave, informou o chefe da polícia de Paris, Michel Cadot.

Segundo uma fonte da polícia, o homem estava tentando acessar a loja subterrânea do museu com uma mala, mas não estaria levando explosivos.

“Após verificar o conteúdo de duas mochilas que ele carregava em suas costas, constatamos que não havia explosivos”, afirmou.

“Esta agressão é visivelmente um ataque terrorista”, disse o primeiro-ministro, Bernard Cazeneuve.

De acordo com o chefe da polícia, o agressor, armado com pelo menos um facão, correu em direção aos policiais e militares no Carrousel du Louvre, perto do museu, fazendo ameaças e gritando “Allah Akbar”.

Um militar reagiu e disparou cinco tiros, atingindo o estômago do agressor.

Este ataque acontece em um contexto de forte ameaça extremista islâmica na França, atingida por uma série de ataques jihadistas sem precedentes nos últimos dois anos.

“Acredito ter se tratado de um ataque de uma pessoa que tinha um desejo claro de agredir, que era evidentemente ameaçador e que proferia palavras sugerindo que queria fazê-lo em um contexto terrorista”, indicou o comissário da polícia.

“Evento grave de segurança pública em andamento em Paris, no bairro do Louvre, prioridade à intervenção das forças de segurança e socorro”, tuitou o ministério do Interior francês.

Uma segunda pessoa foi detida, mas, segundo a polícia, acredita-se que o suspeito tenha agido sozinho. O soldado atirou cinco vezes no agressor, que ficou gravemente ferido.

Regime de emergência

A França está sob o regime excepcional de estado de emergência desde os ataques em novembro de 2015 (130 mortes) em Paris, e soldados patrulham diariamente as ruas e locais turísticos da capital.

Atingida duas vezes em 2015 por ataques extremistas sem precedentes, a França vive com medo de novos ataques, apesar de um aparato de segurança drasticamente reforçado. No ano passado, um caminhão atropelou e matou dezenas de pessoas em Nice, no Sul do país, durante uma comemoração da Queda da Bastilha.

O grupo Estado Islâmico, que tem perdido terreno no Iraque e na Síria, onde proclamou um califado em 2014, ameaça regularmente a França, em retaliação à participação do país na coalizão militar internacional que combate os extremistas nos dois países.

O EI também defende ataques contra os “infiéis” sempre que possível e tenta exportar para a Europa, graças aos extremistas que retornam da Síria, com um mandato para conduzir operações em solo europeu.

Turistas confinados

Autoridades francesas relatam que cerca de 250 turistas que estavam no museu do Louvre na manhã desta sexta-feira permanecem confinados em salas do edifício.

O primeiro-ministro, Bernard Cazeneuve, disse que este foi um ataque de caráter terrorista. Segundo uma fonte da polícia, o homem estava tentando acessar a loja subterrânea do museu com uma mala, mas não estaria levando explosivos.

Uma porta-voz do Louvre disse que o museu estava “fechado por enquanto”. Uma testemunha na cena disse que a polícia havia isolado o acesso ao museu.

A área ao redor do museu, que atrai todos os dias milhares de visitantes, foi isolada pela polícia, constatou um jornalista da AFP.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]