• Carregando...
Túnel, Hospital Al Shifa, Gaza
Soldado israelense em operação em um túnel nas imediações do Hospital Al Shifa, novembro de 2023.| Foto: EFE/ Pablo Duer

As Forças de Defesa de Israel informaram neste domingo (24) a detenção de cerca de 480 integrantes dos grupos Hamas e Jihad Islâmica, além de ter localizado "inúmeras armas e infraestrutura terrorista" no Hospital Al Shifa, na Cidade de Gaza, que está agora em seu sétimo dia consecutivo de cerco militar.

"As forças continuam realizando atividades operacionais precisas na área do Hospital Al Shifa, evitando danos a civis, pacientes, equipe médica e equipamentos médicos", detalhou um comunicado militar.

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo terrorista Hamas, informou no sábado que cinco pacientes feridos que estavam sendo tratados na unidade teriam morrido como resultado do cerco das tropas israelenses, que começou na segunda-feira, somando-se aos 13 pacientes de terapia intensiva que teriam morrido nos últimos dias devido à falta de eletricidade e tratamento médico.

A fonte também informou que 240 pacientes e parentes foram detidos pelas forças israelenses, além de dez profissionais da área médica. O Exército israelense disse que interrogou mais de 800 suspeitos — dos quais 480 seriam terroristas — e matou 170 que seriam combatentes.

"Terminaremos essa operação somente quando o último terrorista estiver em nossas mãos, vivo ou morto", declarou o comandante-chefe do Comando Sul do Exército israelense, general Yaron Finkelman, que elogiou o sucesso da operação "ousada e impressionante" na noite passada.

Um militar israelense foi morto em operações dentro do Hospital Al Shifa, o sargento Lior Raviv, de 21 anos, um combatente da Brigada Nahal, elevando o número de baixas nas fileiras israelenses para 252 desde o início da ofensiva terrestre dentro do enclave.

O Exército também relatou que, no último dia, seus caças atingiram cerca de 65 alvos no norte e no centro da Faixa de Gaza, incluindo "um túnel usado para realizar ataques, complexos militares onde terroristas armados operavam e infraestrutura militar adicional".

Tanto no centro da Faixa de Gaza quanto no sul da área de Khan Younis, onde os combates continuam há mais de três meses, as tropas "eliminaram vários terroristas" no último dia por meio de disparos de franco-atiradores.

"As tropas também localizaram e realizaram um ataque direcionado a um laboratório de fabricação de drones pertencente a organizações terroristas", acrescentou sobre as operações na área central.

Na área de Khan Younis, as forças de engenharia tiveram como alvo um poço de lançamento de foguetes e os caças destruíram a infraestrutura militar do Hamas, incluindo um complexo usado como ponto de encontro para milicianos.

Além disso, as tropas destruíram a infraestrutura de combate perto da cerca de separação com Israel, assim como túneis, e encontraram em um prédio residencial diversas armas, como explosivos, granadas, mísseis RPG e morteiros "escondidos em bolsas da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA)".

"Os soldados identificaram infraestruturas terroristas e armas pertencentes à organização terrorista Hamas, eliminaram terroristas à queima-roupa usando fogo de tanques e neutralizaram ameaças colocadas perto da cerca", disse o Exército.

Além disso, um helicóptero das Forças de Defesa de Israel atacou e destruiu uma instalação de armazenamento de armas e uma infraestrutura embaixo dela, onde terroristas estavam escondidos.

Conteúdo editado por:Eli Vieira
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]