• Carregando...
Pessoas levam flores para o Crocus City Hall após o ataque terrorista em Moscou.
Pessoas levam flores para o Crocus City Hall após o ataque terrorista em Moscou.| Foto: EFE

O presidente de Israel, Isaac Herzog, condenou "veementemente o bárbaro ataque terrorista" realizado na sexta-feira (22) pelo grupo jihadista Estado Islâmico na região de Moscou, que causou a morte de mais de uma centena de pessoas.

Herzog falou com o embaixador russo em Israel para transmitir "em nome do povo israelense, as condolências às famílias das vítimas, ao povo russo e aos seus dirigentes pela terrível perda de vidas".

"Destaquei que o terrorismo de qualquer tipo, especialmente o terror jihadista, ataca indiscriminadamente todos os povos, de todas as crenças e religiões, enquanto semeia medo e destruição", afirmou.

Herzog sublinhou que a luta contra o terrorismo é um "grande desafio internacional que os países do mundo devem combater em conjunto".

Hamas também condena ataque do EI na Rússia

O grupo islâmico palestino Hamas também condenou o atentado.

"Condenamos com a maior veemência o ataque terrorista que teve como alvo civis na capital russa, Moscou, e que deixou dezenas de mortos e feridos", declarou o Hamas em comunicado.

O grupo islâmico, que governa a Faixa de Gaza, apresentou as suas "sinceras condolências aos dirigentes e ao povo russos e às famílias das vítimas deste ataque criminoso", manifestando ainda a sua "total solidariedade com a Rússia".

Embora também islâmico, o Hamas não é internacionalista e tem como alvo apenas o Estado de Israel.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, também apresentou as suas condolências e solidariedade à Rússia e reiterou a sua posição "contra o terrorismo, independentemente da sua origem".

"O presidente expressou a sua confiança na capacidade dos dirigentes russos para superar esta provação e garantir a segurança e a estabilidade do país", afirmou um comunicado da presidência da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que governa pequenas áreas da Cisjordânia ocupada.

A Rússia tem uma relação cordial tanto com Israel, apesar de ter sido prejudicada quando o país se alinhou com o Ocidente na guerra da Ucrânia e defendeu a sua soberania e integridade territorial, quanto também com facções palestinas, incluindo o Hamas, cujos líderes são frequentemente recebidos no Kremlin.

EUA condenam ataque e se solidarizam com povo da Rússia

Também neste sábado (23), o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, condenou o ataque terrorista a uma sala de espetáculos na região de Moscou, no qual homens armados mataram pelo menos 133 pessoas na noite de sexta-feira (22).

"Estamos solidários com o povo russo que chora a perda de vidas após este horrível acontecimento", escreveu o diplomata na sua conta na rede social X.

Horas depois do ataque, a porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, Adrienne Watson, afirmou que os Estados Unidos tinham alertado o governo russo para a possibilidade de um "ataque terrorista".

No dia 7 de março, o Departamento de Estado emitiu um alerta em que afirmava que a embaixada dos EUA na Rússia estava a "monitorando relatórios" sobre "planos iminentes" de um grupo extremista para atacar "grandes aglomerações em Moscou".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]