• Carregando...
Antonio Guterres fala sobre a crise humanitária na Europa | DENIS BALIBOUSE/REUTERS
Antonio Guterres fala sobre a crise humanitária na Europa| Foto: DENIS BALIBOUSE/REUTERS

O alto comissário da ONU para os Refugiados (Acnur), Antonio Guterres, instou a União Europeia a admitir até 200 mil refugiados como parte de um programa de realocação em massa que seria vinculado aos estados do bloco econômico.

Mais de 50 famílias sírias chegaram a Curitiba em dois anos

Leia a matéria completa

Meninos sírios que morreram afogados são enterrados ao lado da mãe na Síria

Leia a matéria completa

Guterres declarou que todos os países da União Europeia (UE) devem ter “uma participação obrigatória” no programa de realocação em massa, do qual devem beneficiar-se todos aqueles que precisam de proteção internacional.

Em um comunicado, Guterres, que tem sido o alto comissário da ONU para refugiados desde 2005, disse: “A Europa não pode continuar a responder a esta crise com uma abordagem fragmentada. Nenhum país pode fazer isso sozinho, e nenhum país pode se recusar a fazer a sua parte. Não é nenhuma surpresa que, quando um sistema é desequilibrado e disfuncional, tudo fica bloqueado quando a pressão aumenta.”

“As pessoas que têm uma demanda de proteção válida devem beneficiar-se de um programa de reinstalação em massa, com a participação obrigatória de todos os Estados membros da UE. Uma estimativa muito preliminar aponta a necessidade de aumentar a 200 mil vagas as oportunidades de reinstalação”, afirma Guterres em um comunicado.

Alemanha e França estão finalizando uma proposta comum que apresentarão nos próximos dias às instâncias europeias para a instauração de um sistema de cotas de acolhida de refugiados no qual participem de forma obrigatória todos os países do bloco.

Os países mais afetados pela crise migratória são, por uma parte, Itália e Grécia, que atuam como portas de entrada da UE após o cruzamento do Mediterrâneo, e Alemanha, Áustria e Suécia, os principais países de destino dos refugiados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]