• Carregando...
 | Alex Wong/AFP
| Foto: Alex Wong/AFP

Posse não segura queda no mercado

O mercado norte-americano de ações fechou em queda forte ontem, apesar da mensagem de confiança do presidente Barack Obama em seu discurso de posse. O índice Dow Jones teve sua maior queda em termos porcentuais desde 1º de dezembro e fechou no nível mais baixo desde 20 de novembro; a queda foi a maior num dia de posse de um novo presidente nos 112 anos de história do Dow.

Leia a matéria completa

  • Veja a cronologia de Obama, do Havaí à Casa Branca
  • Veja as principais frases do discurso da posse de Barack Obama

Washington - Um discurso duro para tempos difíceis. Uma fala sóbria mas esperançosa. Assim pode ser resumido o texto inaugural lido por Barack Hussein Obama, momentos depois de tomar posse como o 44º presidente dos Estados Unidos, o quarto mais jovem e o primeiro negro da história do país, no começo da tarde fria do inverno de Washington.

"Digo a vocês hoje que os desafios que enfrentamos são reais. São graves e muitos. Não serão enfrentados facilmente, nem num período de tempo curto. Mas saiba, América: serão enfrentados", disse Obama, para pedir: "Começando hoje, precisamos nos reerguer e começar o trabalho de reconstruir a América."

Observado silenciosa mas atentamente por uma multidão que se espalhava do terraço da sede do Legislativo dos EUA até o memorial a Abraham Lincoln, o ex-senador por Illinois prometeu reconstruir o país e voltar a liderar o mundo no que chamou de nova era de responsabilidade.

"O que se exige de nós agora é uma nova era de responsabilidade, o reconhecimento, de parte de cada americano, de que temos deveres para conosco, para com nosso país e para com o mundo", disse o democrata, que assume após oito anos da era Bush, em que a imagem dos EUA no mundo foi conspurcada, os direitos civis retrocederam e a economia entrou em sua pior crise em décadas. Para Obama, quem assistiu à posse estava ali porque os EUA optaram "pela esperança em lugar do medo".

Política externa

O antecessor George W. Bush errou, e os EUA e o mundo estão pagando por isso, concedeu Obama no trecho de seu discurso que tratou de política externa. Daí ao país dividir seu papel de líder no mundo com outros atores há uma distância que o novo presidente não pretende percorrer, diferentemente do que deu a entender na campanha.

"Dizemos a todos os povos e governos que nos estão assistindo hoje, desde as capitais mais grandiosas até o pequeno povoado em que meu pai nasceu: saibam que a América é amiga de cada país e cada homem, mulher e criança que busca um futuro de paz e de dignidade", afirmou. Mas que o mundo seja avisado, também, de "que estamos preparados para liderar novamente".

Rompendo tradição em eventos do tipo, Obama criticou duramente as políticas do antecessor, que, rosto impassível, o observava sentado a poucos metros, acompanhado da família e dos pais. Depois de dizer que rejeitava o falso dilema entre segurança e ideais, num dos momentos mais aplaudidos do discurso, o democrata prometeu não abrir mão da Constituição "em nome da conveniência".

"Recordem que gerações anteriores enfrentaram e derrotaram o fascismo e o comunismo não apenas com mísseis e tanques, mas com alianças fortes e convicções duradouras", disse.

Que isso, no entanto, não seja encarado como leniência. Na pragmática Era Obama, os americanos não vão "pedir desculpas" por seu modo de vida nem "hesitarão em sua defesa".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]