• Carregando...
Bandeira nacional chinesa em frente à embaixada do país em Berlim, na Alemanha
Bandeira nacional chinesa em frente à embaixada do país em Berlim, na Alemanha| Foto: EFE/EPA/CLEMENS BILAN

A polícia da Alemanha prendeu três pessoas nesta segunda-feira (22) por suspeita de trabalharem com os serviços secretos da China e de lhes fornecerem dados sobre tecnologia militar, segundo informou o Ministério Público Federal.

O principal acusado é um homem de Bad Homburg, no centro da Alemanha, identificado como Thomas R. Segundo a procuradoria, ele mantinha contato com a agência de espionagem chinesa MSS e contou com a ajuda de um casal formado por Herwig e Inga F.

Os outros dois suspeitos têm uma empresa em Düsseldorf, no oeste do país, por meio da qual foram estabelecidos contatos com cientistas e pesquisadores alemães. A empresa tinha até um contrato de cooperação com uma universidade.

De acordo com o Ministério Público Federal, as informações fornecidas aos chineses teriam a ver com componentes modernos que podem ser utilizados em motores de navios de guerra.

Além disso, os acusados adquiriram, em nome da MSS, uma máquina laser especial na Alemanha e exportaram-na para a China sem autorização. As acusações contra o trio são de espionagem para uma potência estrangeira e violação da lei de exportação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]