• Carregando...
A indicação de Pompeo foi confirmada por 57 a 42 votos | JIM WATSON/AFP
A indicação de Pompeo foi confirmada por 57 a 42 votos| Foto: JIM WATSON/AFP

Os Estados Unidos têm, enfim, um novo secretário de Estado: o diretor da CIA, Mike Pompeo, foi confirmado no cargo nesta quinta (26), em votação no Senado.  

O posto ficou vago por pouco mais de um mês, desde que o empresário Rex Tillerson se despediu do governo no final de março, após ser demitido pelo presidente Donald Trump.  

Agora, Pompeo, 54, assume a condução da política externa americana com pauta cheia, em tempos de ataque à Síria, ruídos na relação com a Rússia, ameaça de guerra comercial com a China e às vésperas de um histórico encontro entre Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un.  

A indicação de Pompeo foi confirmada por 57 a 42 votos, depois de uma batalha por sua aprovação na comissão de Relações Exteriores do Senado -que questionava sua habilidade para o cargo máximo da diplomacia americana.  

O novo secretário, republicano, conservador e eleito deputado pelo Kansas, é considerado próximo de Trump, e compartilha de suas visões sobre a "América em primeiro lugar" e de suas críticas ao acordo nuclear com o Irã.  

Para analistas, essa proximidade pode contribuir para elevar o status do Departamento de Estado, que vinha passando por um esvaziamento na gestão do republicano, com diminuição de orçamento e vacância de postos diplomáticos.  

Democratas, porém, acusaram Pompeo de ter feito comentários preconceituosos sobre muçulmanos e gays, e relembraram declarações na Câmara em que ele defendeu intervenções militares mais incisivas dos EUA contra o Irã, por exemplo.  

Na sabatina a que foi submetido no Senado, o atual diretor da CIA adotou um posicionamento mais moderado, prometendo defender direitos gays e recuperar o status da diplomacia americana.  

Ainda assim, sua indicação não conseguiu um amplo apoio bipartidário, como costuma ser a praxe no caso de secretários de Estado. Dos 57 votos que recebeu, apenas 7 vieram de políticos democratas ou independentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]