• Carregando...
 | tb/nk/ljm/TORSTEN BLACKWOOD
| Foto: tb/nk/ljm/TORSTEN BLACKWOOD

Durante anos, Oprah Winfrey, matriarca dos talk-shows vespertinos e querida nos Estados Unidos, negou qualquer possibilidade de que teria intenção de concorrer à Casa Branca. Mas parece que ela pode não estar descartando a ideia da candidatura presidencial por completo.

Numa entrevista gravada em dezembro e publicada na última quarta-feira (1.º), Oprah sugere que a eleição do presidente Trump a fez repensar se ela não estaria qualificada para administrar os Estados Unidos.

“Eu nunca pensei nisso de verdade – nunca sequer considerei a questão como uma possibilidade”, disse ela ao entrevistador David Rubenstein na estreia da segunda temporada de “The David Rubenstein Show: Peer-to-Peer Conversations”, no canal Bloomberg. “Eu pensei: ‘Não tenho experiência, não sei o suficiente’. Agora eu penso: ‘Ah... ah...’”.

Diante de perguntas parecidas feitas em outras aparições na mídia, Oprah descartou a ideia da candidatura. Em janeiro, a empresária disse a Stephen Colbert no “The Late Show” que se candidatar à presidência “não é a minha praia”.

“A única coisa que eu tenho certeza, certeza, certeza é que eu nunca vou concorrer”, ela disse a Jimmy Kimmel em junho do ano passado no programa “Jimmy Kimmel Live”.

Mas sua relutância não impediu os seus muitos admiradores de especularem e apoiarem a campanha não oficial #Oprah2020 nas redes sociais.

Apoio de Trump?

Até mesmo o próprio Trump sugeriu que a estrela do talk-show vespertino seria uma boa pedida para a Casa Branca. Numa entrevista de 1999 com Larry King, Trump disse que consideraria ter Oprah na mesma chapa que ele se ele se candidatasse – um sentimento que foi repetido após ele anunciar sua candidatura em 2015.

“Eu gosto da Oprah”, disse Trump em entrevista a George Stephanopoulos. “Eu acho que a Oprah seria ótima. Eu adoraria ter a Oprah comigo. Acho que a gente iria ganhar fácil, na verdade”.

Winfrey ainda está por confirmar se ela tem quaisquer planos em mente de se candidatar – e, considerando que sua aparição no “Late Show” se deu depois de gravarem a entrevista para o Bloomberg, um anúncio desses não parece muito provável.

Mas alguns observadores políticos sugeriram que, diante da vitória da eleição de Trump, oferecer uma candidata famosa com pouca ou nenhuma experiência política poderia funcionar a favor dos interesses do Partido Democrático.

“Os democratas estariam melhor se botassem a Oprah [Winfrey] ou Tom Hanks”, disse o cineasta Michael Moore à CNN em novembro. “Por que não colocamos pessoas de quem as pessoas gostam para concorrer? Temos tanta gente assim. Os republicanos fazem dessas – eles botaram o [Ronald] Reagan e o Exterminador do Futuro [Arnold Schwarzenegger] e outros. Por que não botamos alguém que o povo dos EUA ame e a quem ele esteja atraído e que seja inteligente e bom de política e tudo o mais?”, disse Moore.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]