• Carregando...
No mapa, site mostra a distribuição pelo mundo do sobrenome escolhido | /Reprodução
No mapa, site mostra a distribuição pelo mundo do sobrenome escolhido| Foto: /Reprodução

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

A página britânica, e disponível apenas em inglês, tem informações de censos e banco de dados de registros de vários países. Apesar de não ser pioneiro -- outros sites, como o Ancestry e o Find My Past, oferecem serviços semelhantes -- se destacou de seus concorrentes por ser gratuito e, inclusive, unificar dados e redirecionar para alguns destes serviços, dependendo da consulta do usuário.

Pela busca, no campo “surnames”, o site indica, por exemplo, que existem 6,7 milhões de pessoas com o sobrenome “Silva” no mundo. A incidência maior é no Brasil, onde estão 5 milhões delas. Mas, alguém com este sobrenome pode ter um parente na Namíbia, já que lá existem mais 1,2 mil “Silvas”.

Além disso, o serviço mostra a origem de muitos sobrenomes -- mas esta ferramenta funciona melhor com os nomes de famílias inglesas e americanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]