• Carregando...
Protesto contra o assassinato de Nemtsov reuniu milhares de russos na região do Kremlin. | Sergei Karpukhin/Reuters
Protesto contra o assassinato de Nemtsov reuniu milhares de russos na região do Kremlin.| Foto: Sergei Karpukhin/Reuters

Diante de forte esquema de vigilância policial, milhares de pessoas participaram de uma marcha neste domingo (1.º) em Moscou em homenagem ao líder de oposição Boris Nemtsov, assassinado sexta-feira (27) a poucos metros do Kremlin.

Os manifestantes levaram cartazes com a imagem de Nemtsov, faixas com frases de repúdio à sua morte, fitas pretas e bandeiras russas. “Não tenho medo”, “Morreu pelo futuro da Rússia”, diziam alguns cartazes. Outros, mais discretos, provocavam o presidente Vladimir Putin, que era adversário político de Nemtsov.

Imagens

Uma emissora de televisão russa divulgou no sábado (28) imagens de uma câmera de segurança que mostram o momento do assassinato de Boris Nemtsov. É possível ver Nemtsov e uma jovem mulher caminhando perto do Kremlin, quando um carro para próximo ao casal e depois foge.

A marcha contou com a presença de líderes da oposição, entre eles Michail Kasyanov e Ilya Yashin. Ambos têm acusado Putin de incitar o ódio e a perseguição contra seus oponentes. Sob pressão internacional, o presidente russo condenou o crime e tem prometido que as autoridades vão investigá-lo.

Centenas de policiais de Moscou monitoraram de perto cada passo da caminhada. Para acompanhá-la, era preciso passar por um detector de metais.

A manifestação terminou na ponte onde Nemtsov foi morto com quatro tiros de uma pistola 9 milímetros, por volta das 23h40 (horário local) de sexta-feira, quando caminhava com a companheira após um jantar.

O comitê que investiga o caso já declarou não ter dúvidas de que foi algo premeditado.

Não há ainda números exatos de quantas pessoas participaram do protesto. A polícia russa chegou a afirmar 7 mil, mas os organizadores discordam e falam em mais de 50 mil, número máximo permitido pelas autoridades locais.

Inicialmente, antes da morte de Nemtsov, estava prevista para este domingo uma manifestação no subúrbio de Moscou contra o governo de Putin, inclusive com a presença do líder político assassinado. Com o episódio de sexta-feira à noite, o local e a razão do evento mudaram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]