• Carregando...
 | Wilson Dias/Agência Brasil
| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Neste domingo, 2 de outubro, os eleitores paranaenses estão sendo convocados para, mais do que votar em candidatos ao cargo de prefeito e vereador, construir o futuro, de modo a que se restabeleça a esperança em dias melhores para uma sociedade que clama por ética e eficiência dos gestores públicos brasileiros.

Neste período que antecedeu o dia das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná trabalhou intensamente para organizar o pleito, de maneira eficaz e transparente, coordenando servidores e milhares de cidadãos (mesários, colaboradores, requisitados, contratados) nessa extraordinária e complexa operação, tudo fazendo para garantir a expressão inequívoca da vontade do eleitor, o que faz há mais de 80 anos, com competência reconhecida no Brasil e no mundo.

Cabe ao eleitor, antes de efetuar a escolha, investigar a idoneidade e a competência dos candidatos

Também, a Justiça Eleitoral do Paraná tomou medidas efetivas, administrativas e judiciais, no sentido de garantir o amplo debate político de ideias, coibindo os abusos praticados na campanha, no que foi coadjuvada pela sociedade civil, Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público. Com isso se garantiu o equilíbrio de oportunidades entre os candidatos e foram afastados do pleito aqueles que não possuíam as condições de elegibilidade para representar o povo, aplicando-se com rigor a Lei da Ficha Limpa, ciente, contudo, de que é o povo quem detém a máxima competência para essa depuração.

Oportuno esclarecer que, nos municípios com mais de 200 mil eleitores – Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel –, caso nenhum dos candidatos a prefeito conquiste mais da metade dos votos válidos, a escolha será definida em uma eleição de segundo turno, a ser realizada no dia 30 deste mês.

No Paraná, 54% do eleitorado utilizará urnas biométricas, que identificam o eleitor mediante impressão digital. A urna, reforce-se, é inviolável porque funciona individualmente (sem conexão com a internet) e, ao término da votação, o resultado dos votos é entregue aos representantes partidários em cada seção eleitoral e afixado, disponível para conferência por qualquer cidadão, possibilitando um controle transparente pela sociedade. Esse resultado já consolidado e absolutamente incólume só é postado na internet numa fase subsequente, para fins de divulgação, e pode ser posteriormente checado na listagem geral.

Agora, cabe ao eleitor, antes de efetuar a escolha, investigar a idoneidade e a competência dos candidatos para ter certeza de que, ao apertar a tecla “confirma”, estará elegendo alguém que honre os compromissos assumidos com a comunidade e promova o bem-estar de todos nós.

Deseja-se, por isso tudo, que o dia da eleição seja uma grande festa cívica, digna de orgulho e comemoração para o povo do Paraná, com a renovação da esperança em dias melhores para as cidades paranaenses.

Luiz Fernando Tomasi Keppen é presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]