• Carregando...
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, quer a autonomia financeira da instituição. O PT é contra
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, quer a autonomia financeira da instituição. O PT é contra| Foto: Kelly Fersan/MF

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A relação entre o governo Lula e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deve se deteriorar novamente. O motivo é a proposta de emenda à Constituição que prevê a autonomia financeira do BC. Leia mais sobre o texto.

Corrida eleitoral. Pesquisa do Datafolha divulgada ontem mostrou Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo. Veja os números.

Insegurança. O governo federal promete uma reestruturação no setor elétrico desde o ano passado. No entanto, após declarações e ameaças veladas de Lula e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o país segue sem saber qual é a proposta da gestão petista.

Política, Economia e Mundo

Infraestrutura na Amazônia. Após ser pressionado por indígenas, o governo federal adiou mais uma vez o projeto da Ferrogrão. Se sair do papel, a ferrovia de 933 km ligará o Porto de Miritituba (PA) a Sinop (MT).

Lula joga contra o governo. A decisão do Conselho Administrativo da Petrobras de reter dividendos extraordinários da empresa fará com que a União não receba até R$ 16 bilhões. Com isso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá mais dificuldades para atingir a meta de zerar o déficit primário em 2024. O próprio presidente Lula, no entanto, teria orientado os indicados do governo no Conselho a votarem contra a distribuição dos recursos. Leia mais.

Giro pelo mundo. Ausente de compromissos públicos há quase dois meses, a princesa de Gales, Kate Middleton, admitiu que uma foto de família divulgada no domingo foi manipulada. Em Portugal, a direita venceu as eleições parlamentares, mas deve buscar um acordo para conseguir governar.

Opinião da Gazeta

O dono da Vale. No fim de fevereiro, Lula mostrou toda a sua contrariedade com o fato de o comando da mineradora Vale fazer aquilo que se espera de todo executivo: tomar as decisões de mercado que sejam consideradas as melhores para a empresa. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O próximo CEO da Vale, para sobreviver, precisará alinhar a mineradora ao “pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro”, e não à estratégia que a empresa seguiria se estivesse totalmente livre da ingerência do Planalto.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Reconhecimento facial. Por semelhança no contorno da orelha, laudo é usado para incriminar preso do 8/1

Ministro da Casa Civil. Rui Costa diz que serviço público precisa de uma “fungada no cangote” para ter agilidade

Congresso. Governistas querem reabrir investigações da CPI da Covid com o novo PGR

Marcus Santos. Brasileiro é eleito deputado em Portugal por partido que queria proibir entrada de Lula

Colunas e artigos

Moro fala sobre a Lava Jato. A Operação Lava Jato foi deflagrada há dez anos, em 17 de março de 2014. O senador Sergio Moro analisa o legado da operação em sua coluna na Gazeta.

J.R. Guzzo comenta as declarações desastrosas de Lula.

Rodrigo Constantino fala sobre o resultado das eleições em Portugal.

Para inspirar e alegrar

O barato que sai caro. Na hora de reformar ou construir um imóvel, os brasileiros tendem a deixar a contratação de um arquiteto de fora do orçamento. Investir em um projeto, porém, pode evitar muita dor de cabeça. Saiba mais.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]