• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia! 

 

O STF enviará à Câmara a segunda denúncia contra Michel Temer antes mesmo de definir a validade de provas apresentadas pela JBS, que ajudam a embasar a flechada final de Rodrigo Janot. Ontem, sete ministros votaram pela sequência normal do processo; apenas Gilmar Mendes votou por esperar, como pedia a defesa do presidente. Hoje serão dados os três últimos votos, apenas para fechar o placar. 

 

A surpresa de última hora da discussão foi o envio de uma manifestação de Raquel Dodge aos ministros. A nova PGR colocou-se contra reter a denúncia. 

 

A sequência do processo reabre o mesmo ciclo de desgaste financeiro, político e econômico da primeira denúncia. Do ponto de vista financeiro, votar e congelar a primeira denúncia custou R$ 4,2 milhões à Câmara. Politicamente, desencadeou feirão de emendas em troca de apoio. Do aspecto econômico, significa adiar por mais um tempo a discussão da reforma da Previdência. 

 

Rodrigo Maia já indicou que Temer terá vida difícil na Câmara. O presidente em exercício pretende votar a nova denúncia em outubro. Coincidentemente, entremeou comentários sobre a acusação com reclamações de que Temer e o PMDB trataram o DEM como adversário, não um partido aliado. 

Lava Jato 

Sergio Cabral recebeu a maior pena da Lava Jato. O juiz Marcelo Bretas condenou o ex-governador do Rio a 45 anos e 2 meses de prisão. É a segunda condenação de Cabral, ambas por receber propina da Andrade Gutierrez em obras públicas. 

 

Em Curitiba, Sergio Moro ordenou mandado de prisão contra o ex-executivo da OAS, Léo Pinheiro, condenado em segunda instância a 26 anos de prisão. Pinheiro já está em regime fechado desde setembro do ano passado. 

As caravanas de Lula 

O ex-presidente conduzirá duas "caravanas" paralelas pelo Brasil. Uma, já em andamento, é a de pré-candidato, iniciada no Nordeste com próxima temporada em Minas Gerais. A outra, entre Curitiba e Brasília, para responder aos processos em que é réu por corrupção. Kelli Kadanus explica os sete processos contra Lula. Em um deles o petista já tem condenação em primeira instância. 

Beto em Brasília 

Os processos da Operação Publicano serão enviados ao STJ, em Brasília. A subida se deve ao envolvimento do governador Beto Richa nas investigações sobre fraude na receita estadual do Paraná, informa Catarina Scortecci. 

 

Richa sofreu derrota recente no STJ: teve negado o pedido de anulação da delação do ex-auditor fiscal Luiz Antônio de Souza, peça-chave no esquema investigado pela Publicano. 

Em fatias 

A reforma política segue andando pedaço a pedaço. Ontem, a Câmara aprovou o fim das coligações partidárias. Mas só vale a partir das eleições municipais de 2020. Ou seja, os parlamentares votaram por não mudar uma das regras da sua reeleição. 

 

Na véspera, os congressistas já haviam sepultado a ideia do "distritão" para 2018. Por tabela, acabou inviabilizando a adoção do voto distrital misto a partir de 2022, considerado pela Gazeta do Povo o melhor sistema eleitoral. A decisão é tema do nosso editorial. 

Por mais problemas que tenha a PEC 77, foi o mais próximo que o país chegou de implantar o voto distrital misto, incrementando seu sistema de representação. Agora, qualquer nova tentativa ficará para a próxima legislatura. 

 

O próximo quadrante da reforma será o fundo eleitoral. Romero Jucá apresentou uma proposta para resgatar o fundo de R$ 3,6 bilhões, financiado por emendas parlamentares, multas eleitorais e compensação fiscal do horário eleitoral gratuito. 

Defesa da vida 

O deputado federal Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) propõe incluir na Constituição que a vida deve ser respeitada desde a concepção. O efeito direto seria proibição do aborto em todos os casos. O movimento de Mudalen ocorrem no momento em que está no STF uma ação do PSOL que descriminaliza o aborto até o terceiro mês de gestação. 

Queermuseu 

Boa parte da polêmica em torno da exposição "Queermuseu" poderia ter sido evitada com uma decisão do STF em 2014. Naquele ano, a Corte recusou-se a apreciar um caso que acabaria orientando a jurisprudência da fronteira entre liberdade artística, nudez e pornografia, proteção das crianças, apologia a crime e o crime de ultraje a culto. Renan Barbosa resgata a história. 

Liberdade de tratamento 

Rodrigo Constantino é taxativo ao dizer que homossexualismo não é doença, mas critica qualquer freio legal a um gay buscar tratamento psicológico para lidar com sua orientação sexual. Ele também comenta como o termo "cura gay" entrou na agenda. 

O fim está próximo 

O governo tem um mês para decidir se acaba com o horário de verão. Do ponto de vista de economia de energia, o ganho é nulo. Mas há fatores como turismo e consumo pesando na balança. 

Minúcias 

Fernanda Trisotto segue explorando as minúcias da nova legislação trabalhista. Aqui, ela explica por que ofender o gerente de uma empresa pode custar mais caro do que ofender o faxineiro

Sem equiparação 

O Tribunal Superior do Trabalho negou pedido para que o salário dos trabalhadores brasileiros de Itaipu fosse equiparado ao de seus colegas paraguaios. A decisão considera as realidades diferentes. 

Bola de neve 

Se a demanda dos trabalhadores de Itaipu fosse atendida, o governo brasileiro gastaria mais com a empresa. O que acontece quando o governo gasta mais dinheiro? Ricardo Amorim responde

Mexeram no meu queijo 

A apreensão de 160 quilos de queijo e linguiça artesanal no Rock in Rio expôs mais uma legislação brasileira atrasada. As normas aplicadas no caso são de 1989, muito antes de a produção artesanal chegar ao nível atual de qualidade e segurança sanitária. Talita Boros Voitch apresenta a discussão. 

Terremoto no México 

Está em 230 o número mais recente de mortos no terremoto de segunda-feira, no México. Um dos capítulos mais dramáticos ocorreu na capital, Cidade do México, onde o desabamento de uma escola matou 20 crianças

 

Em outra escola, crianças foram resgatadas com vida dos escombros, confortando um pouco o abalado ânimo do país. 

 

A destruição causada no México alertou para outro ponto: terremotos são dos raros fenômenos da natureza que a ciência não consegue prever. E talvez nunca consiga fazê-lo. 

Bem graduado 

A edição 2017 do ranking Capes trouxe boas notícias para a UFPR. A universidade apresentou evolução em 44% dos seus cursos de pós-graduação, bem acima da média nacional. Dois deles, Química e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, atingiram nota máxima. 

Todo mundo é chefe 

Cintia Junges conta a experiência de Verte, empresa de São Paulo que eliminou todos os cargos de chefia e adotou um sistema totalmente horizontal. E está funcionando. 

Amanhã é primavera 

Oficialmente a primavera começa amanhã, mas o calor do fim de inverno antecipou a temporada de flores em Curitiba. O Guia Gazeta do Povo mostra onde é possível vê-las. Certamente tem um ipê amarelo perto de você. 

 

O Viver Bem aponta para uma atração extra: frutinhas para comer direto na árvore, como amora, pitanga e nêspera

 

Rafael Greca quer mais verde em Curitiba. Em entrevista exclusiva a Sharon Abdalla, o prefeito disse que pretende fazer um bosque memorial em homenagem a João Turin. O local escolhido: o terreno do antigo Hospital Bom Retiro, onde está prevista a construção de um supermercado. 

Agora é oficial 

Cesar Brecailo avisou: Foo Fighters e Queens of the Stone Age tocam dia 2 de março, na Pedreira Paulo Leminski. Ainda não há informação sobre preço de ingresso, mas bom já ir reservando um troco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]