• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

 

O Brasil pode eleger um presidente sem partido político? A resposta, hoje, é não. Mas até as eleições de 2018, pode se transformar em sim.

O Supremo tem em mãos uma ação de candidatura à prefeitura do Rio, em 2016. O entendimento do TSE, que acabou valendo no caso, foi de que a Constituição exige filiação partidária para alguém ser elegível. O recurso, porém, se apega a um pacto internacional do qual o Brasil é signatário. 

 

Nos corredores do STF, a informação é de que o caso será julgado a tempo de, se necessário, alterar as regras das eleições do próximo ano. Nomes como o do jurista Modesto Carvalhosa e da jornalista Valéria Monteiro já surgiram como presidenciáveis sem partido. 

Voto obrigatório 

Um ponto que não será modificado para 2018 é o da obrigatoriedade do voto. Evandro Éboli explica por que a adoção do voto facultativo não passou nem perto dos debates da reforma política. 

Coadjuvante 

Lula será o único nome capaz de manter o PT protagonista entre a esquerda para 2018. Partidos deste espectro político já desenham cenários sem Lula candidato. As possibilidades vão desde satélite histórico do petismo lançando nome próprio a partido disposto a avançar nos votos e bases petistas. 

Que João é esse? 

Tiago Cordeiro traça um perfil empresarial e político de João Doria, em busca da resposta do milhão: o prefeito de São Paulo será candidato ao Planalto em 2018? 

 

No podcast Ideias, Alexandre Borges, Jones Rossi, Leandro Narloch e Rodrigo Constantino discutem a forma como Doria tratou a tributação a serviços como o Netflix. Um discurso de deixar liberais de cabelo em pé. 

Agora é com elas 

Marcos Ricardo dos Santos apresenta as quatro mulheres que têm o comando da Justiça brasileira: Cármen Lúcia (STF); Laurita Vaz (STJ); Raquel Dodge (PGR) e Grade Mendonça (AGU)

Cartilha 

O Ministério Público Federal elabora um manual de boas práticas para acordos de delação e leniência. A iniciativa é de 2016, esfriou, mas foi retomada depois do estrago causado pelo mal costurado acordo com a JBS. As recomendações vão do número mínimo de procuradores envolvidos ao registro das etapas. 

Com dedicatória 

Rodrigo Janot poderia receber, simbolicamente, o número zero. Demétrio Magnoli se debruça sobre a carta de despedida do ex-procurador-geral da República e conclui: 

Joesley está na cadeia apesar de Janot – eis um epitáfio apropriado para o seu mandato. 

Alguém discorda? 

Ganhou, mas perdeu 

Angela Merkel foi conduzida ao quarto mandato como chanceler, mas não é essa a principal notícia da eleição na Alemanha. O Alternativa para a Alemanha, partido de extrema-direita, teve 13% dos votos (foram 4,7% em 2013) e tornou-se a terceira maior bancada no parlamento germânico

Parece que foi ontem 

Donald Trump completou oito meses como presidente dos Estados Unidos e Hugh Hewitt, um dos mais conhecidos radialistas norte-americanos, faz uma avaliação positiva do período. Política externa, fim de algumas regulações e a resposta aos furacões do fim do verão dão aspecto notável a essa largada, na visão de Hewitt. 

 

Trump marcou a data com novas polêmicas. Ele conclamou fãs do futebol americano a boicotar a NFL, por causa de protestos de jogadores contra mortes de negros por policiais. E desconvidou Stephen Curry, estrela do Golden State Warriors, da visita à Casa Branca feita pelo time campeão da NBA. Curry criticou duramente o governo Trump. 

Caos na Rocinha 

O Exército entra, hoje, no quarto dia de ocupação da favela da Rocinha. A operação começou na sexta-feira, para combater o tráfico de drogas. 

 

Ao longo do fim de semana, o governo do Rio disse desconhecer que os militares estariam invadindo residências de moradores - o que foi denunciado em vídeos nas redes sociais. Também foi preso um dos principais aliados de Rogério 157, o chefe do tráfico na favela. 

 

A operação na Rocinha se tornou um perfeito resumo do caos na segurança pública do Rio de Janeiro

Boas perspectivas 

Ricardo Amorim analisa os 35 mil empregos a mais gerados em agosto, quinto mês consecutivo de saldo positivo. Ainda é pouco diante de uma massa de 13 milhões de desempregados, mas a nova legislação trabalhista abre a perspectiva de um crescimento maior e mais qualificado a partir de novembro. 

Boa estagnação 

O que mais se falou do lançamento do novo iPhone - além do preço - foi da falta de grandes inovações no mais esperado smartphone. Isso é verdade. E não é um problema. Rodrigo Ghedin explica. 

 

Mesmo sem inovar significativamente, a Apple continua vendendo, pela tela do iPhone, uma versão melhor de nós mesmos

Vitória da justiça 

O editorial da Gazeta do Povo comenta a decisão da 2ª Câmara Criminal do TJ-PR, de manter as provas que condenaram dois ex-diretores da Assembleia Legislativa do Paraná, no caso dos Diários Secretos. 

Que a mesma compreensão a respeito da validade das provas obtidas nas circunstâncias em tela balize também os desembargadores que analisarão o recurso a que os réus têm direito, já que não houve unanimidade na 2.ª Câmara Criminal. O Paraná não pode ver a impunidade triunfar após um escândalo dessas dimensões. 

Pesos e medidas 

No Caixa Zero, Rogerio Galindo analisa a recente pesquisa que elevou a avaliação positiva do governo Beto Richa, mesmo com casos de corrupção batendo à porta do Palácio Iguaçu. Para Galindo, um sinal de que para a população pesam muito mais temas como saúde, educação, emprego e segurança na avaliação de um governante do que a corrupção. 

 

Na mesma pesquisa, o paranaense vê a situação econômica do estado melhor que a do país

Lei de zoneamento 

Começam hoje as audiências públicas para discutir a nova lei de zoneamento de Curitiba, preparada pelo Ippuc. Entre as propostas estão estimular a moradia na região central e proibir estacionamentos em áreas de recuo. Por enquanto, pontos com potencial de causar polêmica com o setor imobiliário não estão contemplados. 

#sóderrota 

Rodada de derrotas para a dupla Atletiba no Brasileirão. No sábado, o Atlético perdeu por 1 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro, e perdeu contato com a faixa de classificação à Libertadores. 

 

Ontem, o Coritiba perdeu por 3 a 2 para o Botafogo, em casa, com direito ao quarto pênalti perdido no campeonato. O Coxa é o vice-lanterna. 

 

Confira a classificação

Cruzam a faixa final 

O jóquei A. Mesquita e o cavalo No Ar venceram o Grande Prêmio Paraná de Turfe. A dupla desbancou os favoritos V. Rocha e First Armour, que ficaram em segundo. 

Vai um pastel? 

Curte um pastel de feira? O Guia Gazeta do Povo mapeou locais, horários e dias da semana para curtir esse típico lanche curitibano. 

O joalheiro 

Reinaldo Bessa entrevista Marcelo Bergerson, diretor geral da mais famosa joalheria do Paraná. Ele fala sobre como o grupo manteve a expansão durante a crise e explica a diferente semana de trabalho da empresa, de quarta a segunda.

Uma ótima semana a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]