• Carregando...
Produção de bonés e de camisetas tem forte impacto na economia de Apucarana (PR).
Produção de bonés e de camisetas tem forte impacto na economia de Apucarana (PR).| Foto: Geraldo Bubniak/Agência de Notícias do Paraná

Se Cianorte é a capital brasileira do vestuário, Apucarana conquistou o título de Capital Nacional do Boné. Em média, 8 milhões de exemplares do produto são confeccionados mensalmente no município paranaense. A cidade de 136 mil habitantes gira em torno da moda, gerando emprego no setor para grande parte da população.

Receba as principais notícias do Paraná pelo Whatsapp

A vocação de Apucarana para a indústria têxtil começou há 50 anos, por um grupo de amigos visionários que viu esse mercado como promissor. “Viam que era um mercado em potencial crescimento, começaram a fazer viagens para ver se poderiam evidenciar Apucarana nesse mercado. Começaram com algo muito manual e caseiro, mas sempre buscando evoluir”, contou a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elisabete Ardigo.

Conquistando espaço no mercado, Apucarana proliferou empresas do segmento na cidade. “A maioria é de empresas familiares, colocando seus sucessores, como filhos e netos. Vem de gerações”, destacou Elisabete.

Com foco na produção de bonés, Apucarana elenca também algumas outras produções de vestuário, como camisetas, que também somam 8 milhões de camisetas produzidas mensalmente. “Há cerca de 140 mil habitantes em Apucarana, onde há 30 mil colaboradores na confecção. Tem um giro muito grande. A confecção contribui muito para a economia da cidade. Hoje faltam colaboradores. Temos em torno de 500 vagas abertas”, relatou a presidente do Sivale.

Os sonhos para o futuro são altos, sendo um dos principais exportar mais. “A expectativa é buscar mercados mais amplos. Conseguindo exportar ainda mais, consolidar e levar Apucarana na frente, para que outros estados conheçam a capacidade produtiva que nós temos”, evidenciou a representante do segmento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]