Um levantamento do COI (Centro de Operações Integradas) do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) mostra que a região em que houve deslizamento de terra e afundamento da pista, no ano passado, concentra o maior número de acidentes na descida de Curitiba ao litoral pela BR-277. Os dados, compilados a pedido da Gazeta do Povo, se referem ao período entre 2 de março de 2022 e 17 de maio de 2023.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Em outubro e novembro de 2022, deslizamentos de terra e rochas interditaram a rodovia entre os quilômetros 39,5 e 42. Já em 2023 houve fechamento da estrada por causa do afundamento do pavimento no quilômetro 33,5.
Segundo o levantamento do COI, o quilômetro 32, em Morretes, foi o que registrou o maior número de acidentes veiculares, com ou sem vítimas, na ligação da capital ao litoral via BR-277: foram 67 ocorrências no período. Entre os 11 locais com maior número de acidentes, só um não fica na região de Morretes. Veja a lista:
Número de acidentes em cada ponto
- Km 32, em Morretes – 67;
- Km 36, em Morretes – 55;
- Km 33, em Morretes – 37;
- Km 42, em Morretes – 33;
- Km 10, em Paranaguá – 29;
- Km 31, em Morretes – 29;
- Km 38, em Morretes – 26;
- Km 41, em Morretes – 23;
- Km 39, em Morretes – 22;
- Km 40, em Morretes – 20;
- Km 44, em Morretes – 20.
Pedágio só volta em 2024
Apesar de fazer o monitoramento das ocorrências, o DER-PR afirma que a responsabilidade pela BR-277 é do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), do governo federal, que deve "analisar os dados e avaliar possíveis medidas em relação a eles".
A descida de Curitiba ao litoral pela BR-277 está incluída no lote 2 do novo pedágio no Paraná, que teve edital publicado no início da semana. Se o cronograma previsto pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) for cumprido, o leilão da nova concessão acontece no dia 29 de setembro. O contrato de concessão será assinado apenas em 26 de janeiro de 2024.
Enquanto isso, a estrada segue com manutenção e serviços sendo oferecidos pelos governos federal e estadual. O Ministério dos Transportes, pasta à qual o Dnit é vinculado, afirma que tem contratos para garantir a conservação da rodovia até que a nova concessão comece. Já o DER-PR oferece serviços de operação de tráfego rodoviário, incluindo guinchos e caminhão para lidar com animais soltos na pista.
-
Órgão do TSE criado para monitorar redes sociais deu suporte a decisões para derrubar perfis
-
Relatório americano divulga censura e escancara caso do Brasil ao mundo
-
Mais de 400 atingidos: entenda a dimensão do relatório com as decisões sigilosas de Moraes
-
Lula afaga o MST e agro reage no Congresso; ouça o podcast
Reintegrado após afastamento, juiz da Lava Jato é alvo de nova denúncia no CNJ
Decisão de Moraes derrubou contas de deputado por banner de palestra com ministros do STF
Petrobras retoma fábrica de fertilizantes no Paraná
Alep aprova acordos para membros do MP que cometerem infrações de “menor gravidade”
Deixe sua opinião