Vazamento Nafta
Grupo de emergência discute como conter o vazamento de nafta; líquido é altamente inflamável| Foto: Divulgação

Um dos terminais do Porto de Paranaguá está com os serviços suspensos desde a noite de domingo (09) após ter sido identificado um vazamento de nafta, produto derivado do refino do petróleo muito usado na indústria petroquímica. Uma comissão interna foi formada pela administração do porto para avaliar a extensão dos danos causados pelo vazamento e identificar a responsabilidade sobre o ocorrido.

De acordo com informações técnicas da Petrobras, a nafta em temperatura ambiente se mostra como um líquido incolor, altamente inflamável e que não se dissolve na água. Na indústria, a nafta passa por diversos processos químicos e pode dar origem a compostos como o polietileno, utilizado na fabricação de filmes plásticos; polipropileno, utilizado na fabricação de copos plásticos; poliestireno, matéria prima da fabricação de isopor; e poliuretano, a base das espumas de colchões, entre outros produtos.

O vazamento de nafta foi no terminal Terin, localizado na Avenida Coronel Santa Rita, em Paranaguá. As casas localizadas no entorno do vazamento, ocorrido em um duto subterrâneo, foram imediatamente isoladas. Todo o produto vazado na avenida já foi retirado. O trabalho agora concentra-se na limpeza das galerias pluviais que envolvem a região. As operações de carga e descarga de inflamáveis foram suspensas.

Segundo informações da Portos do Paraná, empresa responsável pela administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, imediatamente a equipe de prontidão da autoridade portuária foi acionada e isolou a área. Na manhã desta segunda-feira (10) as ações de controle estão sendo coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, Terin e pelo PAM - Plano de Ajuda Mútuo, da Portos do Paraná.